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Educação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamental

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Data

Orientador

Costa, Áurea de Carvalho

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo central compreender o papel da educação escolar na vida de um grupo de mulheres matriculadas no ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola municipal, na cidade de Rio Claro/SP, como ponto de partida levantamos elementos teóricos e empíricos para compreender o processo de evasão escolar das mulheres, bem como as motivações para o retorno à escola. Nosso pressuposto foi que a combinação entre a exploração e a opressão feminina, no lar e na vida pública, são condicionantes dos movimentos da evasão e da volta à escola, mas existe especificidades nesse processo decorrentes da condição feminina. O materialismo histórico dialético foi o referencial que orientou a pesquisa, devido as suas propriedades para proporcionar uma análise sob a luta de classes a concepção do Estado como burguês, como determinações que se combinam com o recorte de gênero para explicar a busca pela EJA como recurso para emancipação. Os resultados apontaram que a escola simboliza para as mulheres pobres e trabalhadoras a oportunidade de uma mudança de vida, bem como uma alternativa para o seu crescimento pessoal e profissional, independência financeira, aumento da autoestima e sentimento de pertencimento social. Esse estudo proporcionou identificar, por meio das trajetórias escolares e laborais, os episódios de opressão que impediram as escolhas das mulheres e às submeteram em condições de desigualdades e dificuldades ao combinar a vida privada com a vida pública.

Descrição

Palavras-chave

Educação feminina, EJA, Gênero, Mulheres

Idioma

Português

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