Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa

dc.contributor.authorSilva, Kleber Aparecido Da [UNESP]
dc.contributor.authorPilati, Eloisa [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Juliana De Freitas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de Brasília
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:35:32Z
dc.date.available2021-07-14T10:35:32Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.en
dc.description.abstractPartindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.pt
dc.description.affiliationUniversidade de Brasília
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent975-994
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1984-63982010000400008
dc.identifier.fileS1984-63982010000400008.pdf
dc.identifier.issn1984-6398
dc.identifier.scieloS1984-63982010000400008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212156
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectthe teaching of grammaren
dc.subjectparameters for the constitution of new pedagogical practicesen
dc.subjectApplied Linguisticsen
dc.subjectensino de gramáticapt
dc.subjectparâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicaspt
dc.subjectLinguística Aplicadapt
dc.titleO ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesapt
dc.title.alternativeContemporary grammar teaching: Specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial trainingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1984-63982010000400008.pdf
Tamanho:
106.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções