Publicação: Elaboração de material didático: inovando no aprendizado da hipertensão
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The hypertension, characterized by the elevation of the systemic arterial pressure, is a chronic disease, caused by lots of different reasons and considered one of the most common cardiovascular risk factor, showing high hate of mortality. In Brazil, it’s estimated that one of five persons can develop hypertension. Considering that it is a changeable risk factor, health education is indispensable in the prevention and treatment of this disease. In order to facilitate the learning process, the goal of this work was elaborate a didactic material about hypertension, in a comic strip format, in order to provide some basic information about physiologic process of arterial pressure and hypertension care, in an effective and innovative way.
Resumo (português)
A hipertensão, caracterizada pela elevação da pressão arterial sistêmica, é uma doença crônica, multifatorial e considerada como um dos fatores de risco cardiovasculares mais comuns, apresentando altos índices de mortalidade. Estima-se que no Brasil, uma em cada cinco pessoas possa desenvolver hipertensão. Por ser influenciada por vários aspectos ambientais e comportamentais, a educação em saúde faz-se imprescindível para prevenir e tratar essa doença. Visando facilitar o processo de aprendizagem, o objetivo desse trabalho foi a elaborar um material educativo sobre hipertensão, idealizado no formato de ‘gibi’, a fim de fornecer informações básicas sobre processos fisiológicos sobre pressão arterial e os cuidados para evitar hipertensão, de uma maneira inovadora e esclarecedora.
Descrição
Palavras-chave
Gibi, Hipertensão, Material didático, Saúde
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6335-6349