Logotipo do repositório
 

Publicação:
Elaboração de material didático: inovando no aprendizado da hipertensão

dc.contributor.authorKlassa, Bruna [UNESP]
dc.contributor.authorGrosseli, Marcela Martins [UNESP]
dc.contributor.authorKiyomura, Alexandre Katsuyoshi [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:42Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:42Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe hypertension, characterized by the elevation of the systemic arterial pressure, is a chronic disease, caused by lots of different reasons and considered one of the most common cardiovascular risk factor, showing high hate of mortality. In Brazil, it’s estimated that one of five persons can develop hypertension. Considering that it is a changeable risk factor, health education is indispensable in the prevention and treatment of this disease. In order to facilitate the learning process, the goal of this work was elaborate a didactic material about hypertension, in a comic strip format, in order to provide some basic information about physiologic process of arterial pressure and hypertension care, in an effective and innovative way.en
dc.description.abstractA hipertensão, caracterizada pela elevação da pressão arterial sistêmica, é uma doença crônica, multifatorial e considerada como um dos fatores de risco cardiovasculares mais comuns, apresentando altos índices de mortalidade. Estima-se que no Brasil, uma em cada cinco pessoas possa desenvolver hipertensão. Por ser influenciada por vários aspectos ambientais e comportamentais, a educação em saúde faz-se imprescindível para prevenir e tratar essa doença. Visando facilitar o processo de aprendizagem, o objetivo desse trabalho foi a elaborar um material educativo sobre hipertensão, idealizado no formato de ‘gibi’, a fim de fornecer informações básicas sobre processos fisiológicos sobre pressão arterial e os cuidados para evitar hipertensão, de uma maneira inovadora e esclarecedora.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fisiologia, instituto de Biociências (IBB), Botucatu
dc.format.extent6335-6349
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6335-6349
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6335-6349.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139784
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGibipt
dc.subjectHipertensãopt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectSaúdept
dc.titleElaboração de material didático: inovando no aprendizado da hipertensãopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentFisiologia - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-6335-6349.pdf
Tamanho:
198.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format