Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escola

dc.contributor.authorBortolotto, Barbara Michellen Gomes [UNESP]
dc.contributor.authorAriosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:35:04Z
dc.date.available2016-08-04T13:35:04Z
dc.date.issued2015-09-16
dc.description.abstractThis paper discusses the first stage of the project "Different languages, teaching materials and school culture: as a resource to bring up the school work" where we tried to characterize the group of teachers formed, define the languages most used by these participants school everyday and define what are multiple languages. We used a literature in the university's own database, and application of a questionnaire and tabulation of the data. As initial results it was noticed that teachers are unaware of some languages and prioritize the use of other and that there are few studies in this area. Also, there is greater interest of early childhood professionals to work with multiple languages and pedagogical documentation.en
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a primeira etapa do projeto "Diferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recurso para tornar visível o trabalho da escola" em que procurou-se caracterizar o grupo de docentes formado, definir quais as linguagens mais utilizadas por esses participantes no cotidiano da escola e definir o que são múltiplas linguagens. Utilizou-se de um levantamento bibliográfico no banco de dados da própria universidade, e da aplicação de um questionário e da tabulação dos dados obtidos. Como resultados iniciais percebeuse que os professores desconhecem algumas linguagens e priorizam a utilização de outras e que há poucos trabalhos nessa área. Também, há um interesse maior dos profissionais da educação infantil em trabalhar com as múltiplas linguagens e documentação pedagógica.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent1-6
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/326
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes9415476769523820
dc.identifier.orcid0000-0001-5677-488X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142320
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectDifferent languagesen
dc.subjectPedagogical documentationen
dc.subjectEarly childhood education professionalsen
dc.subjectDiferentes linguagenspt
dc.subjectDocumentação pedagógicapt
dc.subjectProfissionais da educação infantilpt
dc.titleDiferentes linguagens, documentação pedagógica e cultura escolar: como recursos para tornar visível o trabalho da escolapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9415476769523820[2]
unesp.author.orcid0000-0001-5677-488X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-06-bortolotto.pdf
Tamanho:
308.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format