Publicação: Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Estudos mostram que a intervenção pedagógica para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem é considerada recurso efetivo para promover a reversão do insucesso escolar e apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2005) sobre conhecimentos docentes e formação autorreflexiva, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, visando integrar saberes e prestação de serviço. Por meio de questionário semiaberto, buscou-se saber destes universitários o que pensam a respeito dos conhecimentos e comportamento das crianças e se o desenvolvimento do Projeto traz benefício à aprendizagem delas. As respostas indicam que os universitários são capazes de observar as habilidades e competências das crianças, bem como seus interesses e atitudes, tanto nos primeiros dias como no decorrer dos encontros. Também mostram a percepção de suas próprias ações e capacidade de vislumbrar alternativas de intervenção junto às crianças, dependendo das atitudes positivas ou negativas nas situações vivenciadas. Considera-se que a participação dos universitários no desenvolvimento do Projeto de Extensão Comunitário tem lhes trazido importantes aquisições cognitiva, afetiva e conhecimentos práticos, o que pode explicar sua manifestação de contentamento e de desejo de dar continuidade aos trabalhos realizados.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Projeto de extensão, Dificuldade de aprendizagem
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6661-6672