Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação

dc.contributor.authorCruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Paulista (UNIP)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:02Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:02Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEstudos mostram que a intervenção pedagógica para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem é considerada recurso efetivo para promover a reversão do insucesso escolar e apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2005) sobre conhecimentos docentes e formação autorreflexiva, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, visando integrar saberes e prestação de serviço. Por meio de questionário semiaberto, buscou-se saber destes universitários o que pensam a respeito dos conhecimentos e comportamento das crianças e se o desenvolvimento do Projeto traz benefício à aprendizagem delas. As respostas indicam que os universitários são capazes de observar as habilidades e competências das crianças, bem como seus interesses e atitudes, tanto nos primeiros dias como no decorrer dos encontros. Também mostram a percepção de suas próprias ações e capacidade de vislumbrar alternativas de intervenção junto às crianças, dependendo das atitudes positivas ou negativas nas situações vivenciadas. Considera-se que a participação dos universitários no desenvolvimento do Projeto de Extensão Comunitário tem lhes trazido importantes aquisições cognitiva, afetiva e conhecimentos práticos, o que pode explicar sua manifestação de contentamento e de desejo de dar continuidade aos trabalhos realizados.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent6661-6672
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6661-6672
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6661-6672.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141685
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectProjeto de extensãopt
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt
dc.titleProjeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formaçãopt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-6661-6672.pdf
Tamanho:
522.2 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format