Logo do repositório
 

Arranjo musical como ferramenta pedagógica no Ensino Regular: Discussões e reflexões

dc.contributor.advisorNascimento, Andréia Miranda de Moraes [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Renato Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-06-30T18:31:59Z
dc.date.issued2024-10-11
dc.description.abstractEste trabalho explora a compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o ensino de Arte, com foco na linguagem musical. Inicialmente, é discutido como a BNCC aborda a música de maneira limitada, focando em aspectos estéticos, enquanto o texto proporá uma reflexão de forma mais ampla que inclua dimensões sociais, políticas e culturais. Por meio da análise de definições e conceitos de compositores e educadores musicais, este texto propõe que o arranjo musical não é apenas uma técnica, mas também uma ferramenta pedagógica que pode enriquecer a experiência de aprendizado. A inclusão da música popular, tão presente no cotidiano dos estudantes, nas aulas de educação musical transforma o arranjo em um recurso valioso, capaz de integrar de forma criativa os elementos curriculares e musicais, enriquecendo a experiência educativa e tornando o aprendizado mais relevante e próximo da realidade dos alunos.pt
dc.description.abstractThis work explores the understanding of the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the teaching of Arts, with a focus on musical language. Initially, it is discussed how the BNCC addresses music in a limited manner, focusing on aesthetic aspects, while this paper will propose a broader reflection that includes social, political, and cultural dimensions. Through the analysis of definitions and concepts from composers and music educators, this text proposes that musical arrangement is not only a technique but also a pedagogical tool that can enrich the learning experience. The inclusion of popular music, which is so present in the students' daily lives, in music education classes transforms the arrangement into a valuable resource, capable of creatively integrating curricular and musical elements, enriching the educational experience and making learning more relevant and closer to the students' reality.en
dc.identifier.citationBARBOSA, Renato Souza. Arranjo musical como ferramenta pedagógica no ensino regular: discussões e reflexões. Orientadora: Andréia Miranda de Moraes Nascimento. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311561
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt
dc.subjectArranjo (Música)pt
dc.subjectMúsica popularpt
dc.titleArranjo musical como ferramenta pedagógica no Ensino Regular: Discussões e reflexõespt
dc.title.alternativeMusical Arrangement as a Pedagogical Tool in Regular Education: Discussions and Reflectionsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication3f2912aa-1cbd-4499-bbcb-6401ede9cc93
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3f2912aa-1cbd-4499-bbcb-6401ede9cc93
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão Paulo - IA - Músicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barbosa_rs_tcc_ia.pdf
Tamanho:
661.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barbosa_rs_autorizacao_ia.pdf
Tamanho:
327.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: