Arranjo musical como ferramenta pedagógica no Ensino Regular: Discussões e reflexões
dc.contributor.advisor | Nascimento, Andréia Miranda de Moraes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Barbosa, Renato Souza [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T18:31:59Z | |
dc.date.issued | 2024-10-11 | |
dc.description.abstract | Este trabalho explora a compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o ensino de Arte, com foco na linguagem musical. Inicialmente, é discutido como a BNCC aborda a música de maneira limitada, focando em aspectos estéticos, enquanto o texto proporá uma reflexão de forma mais ampla que inclua dimensões sociais, políticas e culturais. Por meio da análise de definições e conceitos de compositores e educadores musicais, este texto propõe que o arranjo musical não é apenas uma técnica, mas também uma ferramenta pedagógica que pode enriquecer a experiência de aprendizado. A inclusão da música popular, tão presente no cotidiano dos estudantes, nas aulas de educação musical transforma o arranjo em um recurso valioso, capaz de integrar de forma criativa os elementos curriculares e musicais, enriquecendo a experiência educativa e tornando o aprendizado mais relevante e próximo da realidade dos alunos. | pt |
dc.description.abstract | This work explores the understanding of the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the teaching of Arts, with a focus on musical language. Initially, it is discussed how the BNCC addresses music in a limited manner, focusing on aesthetic aspects, while this paper will propose a broader reflection that includes social, political, and cultural dimensions. Through the analysis of definitions and concepts from composers and music educators, this text proposes that musical arrangement is not only a technique but also a pedagogical tool that can enrich the learning experience. The inclusion of popular music, which is so present in the students' daily lives, in music education classes transforms the arrangement into a valuable resource, capable of creatively integrating curricular and musical elements, enriching the educational experience and making learning more relevant and closer to the students' reality. | en |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Renato Souza. Arranjo musical como ferramenta pedagógica no ensino regular: discussões e reflexões. Orientadora: Andréia Miranda de Moraes Nascimento. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2024. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/311561 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt |
dc.subject | Arranjo (Música) | pt |
dc.subject | Música popular | pt |
dc.title | Arranjo musical como ferramenta pedagógica no Ensino Regular: Discussões e reflexões | pt |
dc.title.alternative | Musical Arrangement as a Pedagogical Tool in Regular Education: Discussions and Reflections | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | 3f2912aa-1cbd-4499-bbcb-6401ede9cc93 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3f2912aa-1cbd-4499-bbcb-6401ede9cc93 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.undergraduate | São Paulo - IA - Música | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- barbosa_rs_tcc_ia.pdf
- Tamanho:
- 661.24 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- barbosa_rs_autorizacao_ia.pdf
- Tamanho:
- 327.39 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: