Arranjo musical como ferramenta pedagógica no Ensino Regular: Discussões e reflexões
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Autores
Orientador
Nascimento, Andréia Miranda de Moraes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho explora a compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o ensino de Arte, com foco na linguagem musical. Inicialmente, é discutido como a BNCC aborda a música de maneira limitada, focando em aspectos estéticos, enquanto o texto proporá uma reflexão de forma mais ampla que inclua dimensões sociais, políticas e culturais. Por meio da análise de definições e conceitos de compositores e educadores musicais, este texto propõe que o arranjo musical não é apenas uma técnica, mas também uma ferramenta pedagógica que pode enriquecer a experiência de aprendizado. A inclusão da música popular, tão presente no cotidiano dos estudantes, nas aulas de educação musical transforma o arranjo em um recurso valioso, capaz de integrar de forma criativa os elementos curriculares e musicais, enriquecendo a experiência educativa e tornando o aprendizado mais relevante e próximo da realidade dos alunos.
Resumo (inglês)
This work explores the understanding of the National Common Curricular Base (BNCC) regarding the teaching of Arts, with a focus on musical language. Initially, it is discussed how the BNCC addresses music in a limited manner, focusing on aesthetic aspects, while this paper will propose a broader reflection that includes social, political, and cultural dimensions. Through the analysis of definitions and concepts from composers and music educators, this text proposes that musical arrangement is not only a technique but also a pedagogical tool that can enrich the learning experience. The inclusion of popular music, which is so present in the students' daily lives, in music education classes transforms the arrangement into a valuable resource, capable of creatively integrating curricular and musical elements, enriching the educational experience and making learning more relevant and closer to the students' reality.
Descrição
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular, Música - Instrução e estudo, Arranjo (Música), Música popular
Idioma
Português
Citação
BARBOSA, Renato Souza. Arranjo musical como ferramenta pedagógica no ensino regular: discussões e reflexões. Orientadora: Andréia Miranda de Moraes Nascimento. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2024.