Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pedagogia de Pestalozzi e sistema preventivo de Dom Bosco: influências e aproximações

dc.contributor.advisorMialhe, Jorge Luis [UNESP]
dc.contributor.authorPerazzo, Tatiane Franco [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:04Z
dc.date.available2015-03-23T15:27:04Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractJohann Heinrich Pestalozzi revolucionou a sociedade no século XVIII, com suas ideias educativas. Com uma educação humanitária, tendo como princípio básico a benevolência na formação de seus educandos, Pestalozzi posicionava-se a favor da generalização da instrução, para que esta fosse concebida também aos pobres. Desse modo, Pestalozzi funda escolas que recolhem órfãos, mendigos e pequenos ladrões. Nessas entidades havia uma formação geral e profissional. Para Pestalozzi, as crianças precisam de limites, porém em sua Pedagogia não havia punições, sugerindo uma educação não repressiva, contrapondo com as ideias da época. Esta concepção de educação baseada na repressão ainda continua em parte do século XIX, porém outro educador, assim como Pestalozzi, não concorda com os métodos punitivos. Giovanni Melchiorre Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, engloba em suas obras educativas três princípios, que compõem o tripé básico de sua educação: razão, religião e amorevolezza, formando o Sistema Preventivo, ideal de sua arte educativa. Com a intenção de desenvolver esse Sistema, Dom Bosco cria os oratórios. Nestes espaços, crianças e jovens de classe baixa, são acolhidos para estudar, brincar e rezar. Mais tarde, as escolas profissionalizantes são incluídas nessa educação. Desse modo, tornam-se interessantes estas duas perspectivas educacionais, separadas pelo tempo histórico de seus idealizadores, com propostas pedagógicas pautadas em bases preventivas ao invés de repressivas. Neste ponto, pretende-se investigar se há realmente alguma relação entre a Pedagogia de Pestalozzi e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Indaga-se ainda se existe alguma influência direta e/ou indireta do primeiro sobre o segundo. Assim, este trabalho visa analisar comparativamente a pedagogia de Pestalozzi e o Sistema Preventivo de Dom Bosco... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent65 f.
dc.identifier.aleph000691112
dc.identifier.citationPERAZZO, Tatiane Franco. Pedagogia de Pestalozzi e sistema preventivo de Dom Bosco: influências e aproximações. 2011. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.fileperazzo_tf_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4125705850773567
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120480
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPestalozzi, Johann Heinrich, 1746-1827pt
dc.subjectJoão Bosco, Santo, 1815-1888pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRepressão (Psicologia)pt
dc.titlePedagogia de Pestalozzi e sistema preventivo de Dom Bosco: influências e aproximaçõespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4125705850773567
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
perazzo_tf_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
519.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format