Logo do repositório
 

Explorando o Conjunto de Cantor e outros fractais no ensino básico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Afonso, Suzete Maria Silva

Coorientador

Pós-graduação

Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work is in the context of Professional Program Master of Mathematics in National Network - PROFMAT and it presents the construction of the Cantor set. To study the properties of the Cantor set, we explore contents which are described in the National Curriculum for Basic Education in Mathematics, such as sets, functions, real intervals and geometric progressions. We use a accessible language to High School students and we present some activities involving other fractals, obtained in a similar way to the Cantor set

Resumo (português)

Este trabalho está inserido no contexto do Programa de Mestrado Pro ssional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT e apresenta a construção do conjunto de Cantor. Para exibir as propriedades do conjunto de Cantor, exploramos conteúdos presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico de Matemática, tais como conjuntos, funções, intervalos reais e progressões geométricas. Utilizamos uma linguagem acessível aos alunos do Ensino Básico e apresentamos atividades envolvendo outros fractais, obtidos de forma semelhante ao conjunto de Cantor

Descrição

Palavras-chave

Álgebra, Matemática - Estudo e ensino, Fractais, Teoria dos conjuntos, Funções (Matemática)

Idioma

Português

Citação

FREITAS, Amauri Fernandes. Explorando o Conjunto de Cantor e outros fractais no ensino básico. 2014. 43 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação