Logotipo do repositório
 

Publicação:
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental

dc.contributor.advisorTelles, João Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorKimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2006-09-26
dc.description.abstractA dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas.pt
dc.description.abstractThe study here described has two objectives: (1) to introduce a way of developing the study of a language that aims the production of meaningful knowledge and by taking into account the students' life and context; (2) the written production of family histories through a process by which students can experience the writing production process and can become aware of their own family history. The results of the analyses show that the production of the family history genre offers a wealth of important data to think of a teaching methodology focused on the production of meaningful knowledge and of an education that is more broad and human. In addition, the written production of the family history genre provides students with opportunities of interaction with their families and awakens the responsibility and involvement with language based activities so that the written language can be viewed as work and socialized with real interlocutors: the families and the readers of the narratives.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent191 f. : il. color. + anexo
dc.identifier.aleph000483237
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationKIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
dc.identifier.filekimura_nss_me_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91231
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsino fundamental - Escritapt
dc.subjectHistórias de famíliapt
dc.subjectProcessos de escritapt
dc.subjectLíngua maternapt
dc.subjectFamily historiesen
dc.subjectWriting processesen
dc.subjectFirst languageen
dc.titleHistórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
kimura_nss_me_mar.pdf
Tamanho:
1.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format