Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Identidades dos futuros profissionais na área de Física: impactos das DCN nas formações

dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorArruda, Rodrigo Sinigaglia [UNESP]
dc.contributor.coadvisorSoja, Ana Cecília
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-09-04T12:34:27Z
dc.date.issued2025-07-16
dc.description.abstractEssa pesquisa consiste em uma análise documental de cunho descritivo e do tipo qualitativa cujo objeto de pesquisa são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Física. O objetivo principal é analisar as DCN a fim de problematizar e promover reflexões acerca dos perfis profissionais, que se constituem como referências para os currículos dos cursos de graduação. A construção das identidades dos profissionais da Física é histórica e cultural, porém ignorada pela política curricular que são as DCN, que não apresentam clareza no tipo de profissional se quer formar, de modo a não respeitar as especificidades de cada modalidade de curso, uma vez que, enquanto profissionais, o bacharel e o licenciado em Física possuem projeções de carreira e de construção de identidades diferentes entre si. Ao não se preocupar com as necessidades de cada modalidade de formação, as diretrizes reproduzem uma lógica de desvalorização dos futuros profissionais e fazem com que os currículos das Instituições de Ensino Superior (IES) também o façam. Uma vez que bacharéis e licenciados passam por processos de socialização próprios, não podem constituir uma única identidade. As DCN precisam ser repensadas, ainda que isso signifique a separação em uma DCN para cada modalidade, a fim de que ambas as formações sejam devidamente valorizadas, levando em consideração outras políticas essenciais para a construção de perfis que atendam de fato as demandas sociais, não apenas crie um trabalhador eficaz.pt
dc.description.abstractThis research consists of a descriptive, qualitative documentary analysis of the National Curricular Directives (NCD) for undergraduate physics courses. The main objective is to analyze the NCD to problematize and promote reflections on professional profiles, which are references for the curricula of undergraduate courses. The construction of the identities of physics professionals is historical and cultural, but it is ignored by the curricular policy that is the NCD, which is unclear about the type of professional it is intended to train, in a way that does not respect the specificities of each type of course, since, as professionals, bachelors and graduates in physics have career projections and the construction of identities that are different from each other. By not worrying about the needs of each type of training, the guidelines reproduce a logic of devaluing future professionals, making the curricula of Higher Education Institutions (HEI) do the same. Since bachelors and teacher graduates go through their own socialization processes, they cannot form a single identity. The NCD needs to be rethought, even if this means separating them into a DCN for each modality, so that both types of training are properly valued, taking into account other policies that are essential for building profiles that actually meet social demands, not just creating an efficient worker.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.citationARRUDA, Rodrigo Sinigaglia. Identidades dos futuros profissionais na área de Física: impactos das DCN nas formações. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2025.
dc.identifier.lattes7536303441303754
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/313431
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt
dc.subjectPerfil profissionalpt
dc.subjectFísica Estudo e ensinopt
dc.subjectIdentidade profissionalpt
dc.subjectNational Curricular Directivesen
dc.subjectProfessional profileen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectProfessional identityen
dc.titleIdentidades dos futuros profissionais na área de Física: impactos das DCN nas formaçõespt
dc.title.alternativeIdentities of the future professionals in the Physics area: impacts of the NDC in formationsen
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactA presente pesquisa propõe o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Física e espera-se que contribua para a construção adequada dos currículos desses cursos e que possa trazer benefícios aos futuros profissionais no que diz respeito aos conhecimentos desenvolvidos, através do reconhecimento de cada tipo de profissão relacionada à Física.pt
dcterms.impactThe present research proposes the study of the National Curricular Directives for the Physics graduation courses and it is expected that it contributes to an adequate construction of the curriculum of those courses and can bring benefits to the future professionals with respect to the developed knowledge, by the recognition of each type of profession related to Physicsen
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationba3ab66e-6094-47c4-8313-1ba03281d2cf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryba3ab66e-6094-47c4-8313-1ba03281d2cf
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem - Experiência - Memória - Formaçãopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
arruda_rs_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.96 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: