Identidades dos futuros profissionais na área de Física: impactos das DCN nas formações
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Data
Autores
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Coorientador
Soja, Ana Cecília
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Essa pesquisa consiste em uma análise documental de cunho descritivo e do tipo qualitativa cujo objeto de pesquisa são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Física. O objetivo principal é analisar as DCN a fim de problematizar e promover reflexões acerca dos perfis profissionais, que se constituem como referências para os currículos dos cursos de graduação. A construção das identidades dos profissionais da Física é histórica e cultural, porém ignorada pela política curricular que são as DCN, que não apresentam clareza no tipo de profissional se quer formar, de modo a não respeitar as especificidades de cada modalidade de curso, uma vez que, enquanto profissionais, o bacharel e o licenciado em Física possuem projeções de carreira e de construção de identidades diferentes entre si. Ao não se preocupar com as necessidades de cada modalidade de formação, as diretrizes reproduzem uma lógica de desvalorização dos futuros profissionais e fazem com que os currículos das Instituições de Ensino Superior (IES) também o façam. Uma vez que bacharéis e licenciados passam por processos de socialização próprios, não podem constituir uma única identidade. As DCN precisam ser repensadas, ainda que isso signifique a separação em uma DCN para cada modalidade, a fim de que ambas as formações sejam devidamente valorizadas, levando em consideração outras políticas essenciais para a construção de perfis que atendam de fato as demandas sociais, não apenas crie um trabalhador eficaz.
Resumo (inglês)
This research consists of a descriptive, qualitative documentary analysis of the National Curricular Directives (NCD) for undergraduate physics courses. The main objective is to analyze the NCD to problematize and promote reflections on professional profiles, which are references for the curricula of undergraduate courses. The construction of the identities of physics professionals is historical and cultural, but it is ignored by the curricular policy that is the NCD, which is unclear about the type of professional it is intended to train, in a way that does not respect the specificities of each type of course, since, as professionals, bachelors and graduates in physics have career projections and the construction of identities that are different from each other. By not worrying about the needs of each type of training, the guidelines reproduce a logic of devaluing future professionals, making the curricula of Higher Education Institutions (HEI) do the same. Since bachelors and teacher graduates go through their own socialization processes, they cannot form a single identity. The NCD needs to be rethought, even if this means separating them into a DCN for each modality, so that both types of training are properly valued, taking into account other policies that are essential for building profiles that actually meet social demands, not just creating an efficient worker.
Descrição
Palavras-chave
Diretrizes Curriculares Nacionais, Perfil profissional, Física Estudo e ensino, Identidade profissional, National Curricular Directives, Professional profile, Physics teaching, Professional identity
Idioma
Português
Citação
ARRUDA, Rodrigo Sinigaglia. Identidades dos futuros profissionais na área de Física: impactos das DCN nas formações. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2025.

