Publicação: Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
Carregando...
Arquivos
Data
2023-10-31
Autores
Orientador
Kondarzewski, Isabel Cristina De Castro 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski.
Resumo (inglês)
Zoos have undergone several transformations throughout their history. Today,
zoos have evolved to become much more than just exhibition spaces, with animal
welfare, conservation, research, education and educational leisure as their pillars. This
transformation highlights an approach to museums and science centers. The
sociocultural interactions that occur within these spaces enable experiences and the
establishment of concepts that can be systematized by visitors in a formal class
moment. In this work, we intend to understand the Bauru zoo as a non-formal
educational space, relating it to Vygotsky's sociocultural theory. To achieve this
objective, a semi-structured interview was carried out with the coordinators of the
environmental education team at the Bauru Municipal Zoological Park. By analyzing
the interviews about the environmental education projects “Holiday Course”,
“Scheduled Visits”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” and “Informative Panels”, we
concluded that the Bauru Municipal Zoological Park can benefit from present
discussions museums and science centers and Vygotsky's theory as a theoretical
framework to guide activities, allowing a dialogue between what is taught at the zoo
with Vygotsky's socio-constructivist theory
Descrição
Idioma
Português
Como citar
ZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.