Publicação:
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus

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Data

2023-10-31

Orientador

Kondarzewski, Isabel Cristina De Castro

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski.

Resumo (inglês)

Zoos have undergone several transformations throughout their history. Today, zoos have evolved to become much more than just exhibition spaces, with animal welfare, conservation, research, education and educational leisure as their pillars. This transformation highlights an approach to museums and science centers. The sociocultural interactions that occur within these spaces enable experiences and the establishment of concepts that can be systematized by visitors in a formal class moment. In this work, we intend to understand the Bauru zoo as a non-formal educational space, relating it to Vygotsky's sociocultural theory. To achieve this objective, a semi-structured interview was carried out with the coordinators of the environmental education team at the Bauru Municipal Zoological Park. By analyzing the interviews about the environmental education projects “Holiday Course”, “Scheduled Visits”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” and “Informative Panels”, we concluded that the Bauru Municipal Zoological Park can benefit from present discussions museums and science centers and Vygotsky's theory as a theoretical framework to guide activities, allowing a dialogue between what is taught at the zoo with Vygotsky's socio-constructivist theory

Descrição

Idioma

Português

Como citar

ZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.

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