Publicação: A pratica da avaliação formativa em uma escola pública
dc.contributor.author | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:02Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:02Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Este projeto é uma parceria entre professores da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP e professores de uma escola pública de ensino médio local e visa a melhoria das práticas de avaliação na sala de aula. As ações do projeto apoiaram-se na idéia de que a reconstrução da prática de sala de aula deve passar pela contínua reflexão e tomada de decisão de cada professor da escola, nas suas tentativas de incorporar idéias teóricas à prática (Schon, 2000). Ao invés de privilegiar a entrada da informação em si, os investimentos feitos voltaram-se para o processo de gestão de informações. Enquanto pesquisa, o principal objetivo foi investigar como um processo de reflexão sobre as práticas de avaliação desenvolvidas pelos professores pode levá-los a novas práticas de avaliação, professores. As atividades desenvolvidas consistiam de: (1) reuniões semanais dos professores da Unesp para discutir, selecionar artigos, elaborar, testar e selecionar as atividades a serem trabalhadas com professores da escola; (2) reuniões semanais entre professores da Unesp e escola, para discutir a literatura sobre avaliação e aprendizagem social e decidir sobre as ações seguintes; e (3) encontros individuais entre professores da Unesp e EEU para discutir atividades desenvolvidas por professores da EEU. Na análise dos dados foram identificadas algumas fases. A primeira delas refere-se à descoberta de uma escola completamente desacreditada de si mesma, apresentando muitas queixas sobre o sistema educacional e um forte sentimento de imobilidade. Na segunda fase, a atitude de alguns dos professores foi a de abandonar parcialmente suas queixas e começar a situar os problemas dentro de um novo referencial, identificando metas a curto e longo prazo. Um segundo grupo, passou a oferecer maiores resistências ao projeto, afincando-se ainda mais nas suas queixas e na descrença. Na terceira fase, o movimento do primeiro grupo foi o de propor suas próprias experiências de avaliação, levando em conta estudos realizados, e de participar de grupos de pesquisa juntamente com professores da Unesp. Nossos dados mostram que os sucessos alcançados dependeram do investimento simultâneo em três espécies de atividades: discussão contínua sobre interesses das diferentes partes integrantes da parceria universidade/escola, estudo da literatura sobre o tema enfocado e a formação de uma rede de trocas de informação sobre as implementações da prática de avaliação. A construção de um ambiente propício para a melhoria da prática de sala de aula, na escola, parece pressupor o sentimento de inclusão dos professores numa comunidade de aprendizagem. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de matemática, Ilha Solteira, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de matemática, Ilha Solteira, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ32.htm | |
dc.identifier.lattes | 2571977671030681 | |
dc.identifier.lattes | 2687872824964861 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-4001-5592 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148213 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A pratica da avaliação formativa em uma escola pública | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2571977671030681 | |
unesp.author.lattes | 2687872824964861(3) | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4001-5592(3) | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.department | Matemática - FEIS | pt |