Publicação: Polifonia na Paris do Século XIII: gêneros e notação em Notre-Dame
dc.contributor.advisor | Nogueira, Marcos Pupo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campos, Helivelton Neves [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T18:56:48Z | |
dc.date.available | 2022-03-21T18:56:48Z | |
dc.date.issued | 2022-01-10 | |
dc.description.abstract | O trabalho busca apresentar, a partir de autores modernos e de tratados dos séculos XII e XIII, os gêneros e o sistema de notação da prática musical oriunda da catedral de Notre-Dame e presente em diversos centros litúrgicos da Europa, sobretudo, Ocidental. Para tal, apresentamos de forma sucinta um histórico da notação musical na Idade Média desde o surgimento da notação musical no século IX e sua relação com a notação quadrada empregada em diversos manuscritos do século XIII (capítulo 2); destrinchamos os três principais gêneros da música de Notre-Dame discorrendo sobre suas características e técnicas envolvidas em cada um destes (capítulo 3); a partir de fontes históricas, introduzimos as formas de escrita usadas de acordo com o gênero musical a ser registrado, discutimos acerca do sistema de modos rítmicos, elemento pelo este repertório é amplamente apontado como um marco na história da música ocidental dada a possibilidade de transmissão do parâmetro rítmico a partir exclusivamente de um suporte visual, e seu emprego nos diversos gêneros que compõem este repertório (capítulo 4). A fim de exemplificar e por em prática o ferramental teórico constantemente discutido, são apresentadas transcrições comentadas de 5 obras (capítulo 5). | pt |
dc.description.abstract | This research tries to show, through modern authors and 12th and 13th century treatises, the musical genres and the notational system used at Notre-Dame cathedral and in other liturgical centers from Ocidental Europe. For reach this objective we present a brief historical view of musical notation on Middle Ages since its emergence on 9th century and the relation between it and Note-Dame’s quadratic notation (chapter 2); we analyse the three main musical genres of Notre-Dame’s repertoire explaining the characteristics and techniques involved in each of them (chapter 3); showing, with help of the 13th century writers, the styles of notation used in each musical genre as well as the theoretical bases of the six rhythmic modes (chapter 4); and, to finish, five 13th century works transcriptions are presented with comments on the passages which show a more difficult interpretation (chapter 5). | en |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/217306 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Notação musical | pt |
dc.subject | Música vocal | pt |
dc.subject | Música Séc. XIII | pt |
dc.subject | Notação modal | pt |
dc.title | Polifonia na Paris do Século XIII: gêneros e notação em Notre-Dame | pt |
dc.title.alternative | Polyphony in 13th Century Paris: gender and notation in Notre-Dame | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.undergraduate | Música - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- campos_hn_tcc_ia_autorizacao.pdf
- Tamanho:
- 533.4 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: