Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciências

dc.contributor.advisorCarneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
dc.contributor.authorBotelho, Rafael [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-06-13T14:30:39Z
dc.date.available2017-06-13T14:30:39Z
dc.date.issued2017-04-03
dc.description.abstractNeste trabalho, estudamos o processo de desenvolvimento dos conceitos científicos na cognição da criança que se encontra no período escolar que corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – à luz da teoria epistemológica de Lev Semenovitch Vigotski. Discutimos a relação preponderante entre o desenvolvimento cognitivo infantil e a formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Em suma, na dimensão documental, nos debruçamos sobre os principais textos de Vigotski a fim de analisarmos como se dá o processo de aquisição do conhecimento cientifico pelo sujeito e, a partir disso, traçar um paralelo com a formação do professor responsável pelo Ensino de Ciências na faixa etária: o pedagogo. Para fundamentar nossa pesquisa teórica, elaboramos uma investigação qualitativa, na qual analisamos as grades curriculares de três cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, buscando parâmetros para embasarmos nossa avaliação sobre a formação desse docente para compreender o ‘funcionamento’ da mente da criança no e para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. A fundamentação teórica somada à coleta de dados nos apresentou importantes quadros para a problematização da questão central deste trabalho acerca da capacidade plena do pedagogo para ensinar Ciências, tendo em vista que nos Anos Iniciais está o mais básico estágio de conteúdos curriculares em Ciências.pt
dc.description.abstractIn this work, we study the process of development of scientific concepts in the cognition of the child that is in the school period that corresponds to the Initial Years of Elementary School - 1st to 5th year - in light of the epistemological theory of Lev Semenovitch Vygotsky. We discuss the preponderant relationship between child cognitive development and teacher education for Early Childhood Science Teaching. In short, in the documentary dimension, we focus on the main texts of Vygotsky in order to analyze how the process of acquisition of scientific knowledge by the subject occurs and, from that, draw a parallel with the formation of the teacher responsible for Science Teaching In the age group: the pedagogue. In order to base our theoretical research, we have elaborated a qualitative research, in which we analyze the curricular grades of three Full Degree courses in Pedagogy, looking for parameters to base our evaluation on the formation of this teacher to understand the 'functioning' of the mind of the child in and for The process of teaching and learning science. Theoretical basis added to the data collection presented us important tables for the problematization of the central question of this work about the full capacity of the pedagogue to teach Sciences, considering that in the Initial Years is the most basic stage of curricular contents in Sciences.en
dc.identifier.alephBotelho, Rafael
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes9115573749966110
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150886
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectVigotskipt
dc.subjectConceitos científicospt
dc.subjectPedagogopt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de Ciênciaspt
dc.title.alternativeThe process of teaching and learning of scientific concepts in the early years of Elementary School in the Vygotskian perspective and the formation of the pedagogue for Science teachingen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9115573749966110
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFilosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
botelho_r_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.94 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.07 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: