Logotipo do repositório
 

Publicação:
A linguagem de sala de aula na formação do professor de língua estrangeira

dc.contributor.authorOrtale, Fernanda Landucci
dc.contributor.authorDuran, Magali Sanches [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:12Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:12Z
dc.date.issued2009-06-01
dc.description.abstractA análise das gravações de miniaulas ministradas por professores de língua estrangeira em formação permitiu verificar a carência de um léxico específico para a situação de sala de aula. Essa evidência revela que o desenvolvimento de uma proficiência linguística geral não é suficiente na formação inicial de professores de línguas estrangeiras: é necessário que se realize também um trabalho sistemático sobre a linguagem específica de sala de aula. Com o objetivo de contribuir para a formação desses professores, este artigo apresenta um inventário de falas típicas de sala de aula elaborado a partir das dificuldades observadas no corpus de estudo. Propõe-se utilizar esse inventário como base para atividades que proporcionem ao professor em formação a oportunidade de adquirir proficiência lexical específica para sua prática profissional em língua estrangeira.pt
dc.description.abstractThe analysis of minilessons given by future language teachers revealed their lack of lexical proficiency in foreign language for classroom situation. Such evidence shows it is not sufficient to develop general linguistic competence in foreign language teacher education. It's necessary systematically introduce practices focusing the acquisition of the language for the specific purpose of classroom interaction. Aiming at the improvement of teacher education, this paper presents a list of typical classroom talk based on difficulties observed in the corpus of this research. It is proposed to apply such list as a starting point for activities that enable teachers to acquire specific lexical proficiency for their professional practice in foreign language.en
dc.description.affiliationUSP
dc.description.affiliationUnesp
dc.description.affiliationUnespUnesp
dc.format.extent87-98
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132009000100007
dc.identifier.citationTrabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 48, n. 1, p. 87-98, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-18132009000100007
dc.identifier.fileS0103-18132009000100007.pdf
dc.identifier.issn0103-1813
dc.identifier.scieloS0103-18132009000100007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29091
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada
dc.relation.ispartofTrabalhos em Linguística Aplicada
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectfala do professorpt
dc.subjectdiscurso de sala de aulapt
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectteacher talken
dc.subjectclassroom discourseen
dc.titleA linguagem de sala de aula na formação do professor de língua estrangeirapt
dc.title.alternativeClassroom discourse in foreign language teacher educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-18132009000100007.pdf
Tamanho:
44.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções