Logotipo do repositório
 

Publicação:
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)

dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:28Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:28Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Ciências da Educação daUniversidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara.
dc.format.extent185-206
dc.identifierhttp://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.
dc.identifier.doi10.4322/rbhe.2014.009
dc.identifier.issn2238-0094
dc.identifier.lattes9701075189282146
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124685
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectForma escolarpt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectManuais didáticospt
dc.subjectCultura escolarpt
dc.subjectCultura pedagógicapt
dc.titleA função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)pt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes9701075189282146
unesp.author.orcid0000-0001-9379-9947[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos