Publicação: A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)
dc.contributor.author | Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:27:28Z | |
dc.date.available | 2015-07-15T18:27:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932). | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Departamento de Ciências da Educação daUniversidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara. | |
dc.format.extent | 185-206 | |
dc.identifier | http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/640 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013. | |
dc.identifier.doi | 10.4322/rbhe.2014.009 | |
dc.identifier.issn | 2238-0094 | |
dc.identifier.lattes | 9701075189282146 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124685 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de História da Educação | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Forma escolar | pt |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt |
dc.subject | Manuais didáticos | pt |
dc.subject | Cultura escolar | pt |
dc.subject | Cultura pedagógica | pt |
dc.title | A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932) | pt |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 9701075189282146 | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-9379-9947[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Ciências da Educação - FCLAR | pt |