Logotipo do repositório
 

Publicação:
Instrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passado

dc.contributor.authorZancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Maria José Pereira Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorViveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:32Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:32Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Procuramos investigar como o uso do tubo de Newton aparece em livros didáticos de Física para a educação secundária, editados em nosso país, no período delimitado. Em nossas conclusões consideramos que o conhecimento histórico pode ajudar a compreender aspectos relevantes a respeito do papel da experimentação no ensino de Física em nossos dias.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent3775-3779
dc.identifierhttp://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_Z.html
dc.identifier.citationIX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, v. extra, p. 3775-3779, 2013.
dc.identifier.issn0212-4521
dc.identifier.lattes6847958862033252
dc.identifier.lattes2628131697247851
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124714
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofIX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias
dc.relation.ispartofjcr0.672
dc.relation.ispartofsjr0,521
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectInstrumentos antigospt
dc.subjectHistória do ensino de ciências e de físicapt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.titleInstrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passadopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6847958862033252
unesp.author.lattes2628131697247851
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos