Logotipo do repositório
 

Publicação:
PEJA - resgatando a cidadania

dc.contributor.authorBertocco, Larissa [UNESP]
dc.contributor.authorReis, Glaucia Mariana [UNESP]
dc.contributor.authorZanata, Eliana Marques [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:40:10Z
dc.date.available2017-01-02T15:40:10Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) trata-se de um projeto de extensão, realizado desde o ano 2000 e está presente em sete campi da UNESP. O Programa é destinado ao acompanhamento de jovens e adultos que não frequentaram a escola na idade adequada e seu principal objetivo é resgatar a cidadania e autonomia dessas pessoas, por meio da alfabetização e alcance aos conhecimentos socialmente valorizados. Em Bauru, o programa atende a dois públicos distintos. O primeiro trata-se de funcionários da UNESP. O segundo público, diz respeito ao atendimento educacional na área da alfabetização para ex-pacientes de um antigo hospital psiquiátrico. Os alunos que freqüentam as aulas possuem doença mental, intelectual ou deficiência motora. Já o trabalho desenvolvido no campus universitário atende funcionários e pessoas da comunidade em salas de alfabetização. Nas aulas são trabalhados conteúdos específicos das Séries Iniciais do Ensino fundamental e a certificação é realizada por meio de exames nacionais. Objetivos: A proposta apresentada tem por objetivo geral descrever e analisar a luz da ciência e dos direitos humanos uma prática institucional de Educação de Jovens e Adultos desenvolvida na UNESP. Busca-se também iniciar um processo de alfabetização, letramento e socialização através de práticas de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que essas práticas tornam-se funcionais para a finalidade maior da inserção do aluno na comunidade. Métodos: A metodologia se baseia em uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso específico. Foram disponibilizados também materiais que atendessem as necessidades dos alunos e do trabalho, e as coletas de dados foram realizados a partir de um diário de campo e um protocolo de observação constando os seguintes itens: quais os meios de promover o letramento; quais os objetivos dos alunos, do professor e do projeto; em que esses objetivos se diferem dos objetivos da EJA; como os alunos se comportam e exprimem os conhecimentos adquiridos no convívio social diário. Resultados: Conclui-se parcialmente que a partir dos projetos aplicados, observa-se que os alunos conseguiram compreender a necessidade da utilização da leitura e da escrita em seus cotidianos, se tornando algo primordial na realidade deles e para o estabelecimento da comunicação. Outro fator importante observado foi que além do contato com o mundo letrado, percebeu-se uma maior socialização dos alunos realizada por meio dos trabalhos em grupo, que se estendeu para fora do projeto de pesquisa, em algumas aulas-passeio. Diante dos resultados da observação nos voltaremos para os referencias teóricos a fim de se realizar a análise final.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent09717
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTcxNw==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09959
dc.identifier.file2013-09717-reis.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146986
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEJApt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectLetramentopt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.titlePEJA - resgatando a cidadaniapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09717-reis.pdf
Tamanho:
10 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format