Divulgar ciência durante a pandemia de COVID-19: uma etnografia do InformaSUS
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Data
Autores
Orientador
Cyrino, Antonio de Pádua Phiton 

Coorientador
Teixeira, Ricardo Rodrigues
Pós-graduação
Saúde Coletiva - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo investigou um projeto de extensão universitária que utilizou uma plata-forma web para comunicação social e divulgação científica criada com o objetivo de combater a desinformação e fornecer informação confiável durante a pandemia de covid-19. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional para conhecer as repercussões da infodemia na comunicação e divulgação científi-ca durante a pandemia de COVID-19. Simultaneamente, realizamos um estudo de caso que utilizou abordagem etnográfica, mediante observação participante com registros em diário de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas com participantes deste projeto de extensão. Os dados produzidos foram posterior-mente organizados e analisados, possibilitando a realização de uma descrição den-sa do fenômeno sociocultural. As entrevistas semiestruturadas foram transcritas e submetidas à análise temática, a fim de subsidiar a escrita etnográfica. Os partici-pantes destacam que, entre as motivações para participarem, estão o entendimento do papel social da universidade pública durante a uma crise sanitária, o desejo de fazer divulgação científica para população geral, e a intenção de levar conhecimen-to técnico e científico para às pessoas para o cuidado com a saúde. Os achados mostram a construção de um espaço interdisciplinar de divulgação científica, com práticas comunicacionais orientadas ao diálogo e à contextualização sociocultural, que permitiu emergirem críticas à linearidade da comunicação e à autoridade da ciência. A experiência revelou um modo emergente de divulgar a ciência, articulado por redes colaborativas, mediações tecnológicas e escuta ativa, promovendo uma concepção de ciência mais lenta, situada e comprometida com o bem comum.
Resumo (inglês)
This study examined a university outreach project that employed a web-based platform for social communication and science dissemination, designed with the purpose of countering misinformation and providing trustworthy information during the COVID-19 pandemic. An integrative review of national and international literature was conducted to explore the repercussions of the infodemic on science communication and public engagement with science during the pandemic. Concurrently, a case study was undertaken using an ethnographic approach, comprising participant observation with field diary records, documentary analysis, and semi-structured interviews with members of the outreach project. The data produced were subsequently organised and analysed, enabling a thick description of the sociocultural phenomenon. The semi-structured interviews were transcribed and subjected to thematic analysis in order to inform the ethnographic writing. Participants emphasised that their motivations for taking part included an understanding of the social role of the public university during a health crisis, a desire to contribute to science communication for the general public, and an intention to share technical and scientific knowledge to support people in caring for their health.
The findings reveal the development of an interdisciplinary space for science dissemination, characterised by communicative practices oriented towards dialogue and sociocultural contextualisation. This process fostered critical reflections on the linearity of communication and the authority of science. The experience unveiled an emergent mode of science communication, articulated through collaborative networks, technological mediations, and active listening — promoting a conception of science that is slower, situated, and committed to the common good.
Descrição
Palavras-chave
COVID-19, Mídia sociai, Comunicação e divulgação científica, Relações comunidade-instituição, Comunicação na ciência
Idioma
Português
Citação
FAGÁ, Mariana de Almeida Prado. Divulgar ciência durante a pandemia de COVID-19: uma etnografia do InformaSUS. 2025. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025.

