Publicação: Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
dc.contributor.author | Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:42Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:42Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | O PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148432 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |