Logo do repositório
 

Vibrações do tempo: modernidade e tradição no choro a partir das histórias de Garoto e Jacob do Bandolim.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Garcia, Tânia da Costa

Coorientador

Pós-graduação

História - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Desde o final do século XIX, passando pelas primeiras décadas do XX, novos gêneros musicais urbanos ganhariam espaço na paisagem sonora brasileira e, consequentemente, na indústria fonográfica daqui. Ainda que de modo instável, o choro teria espaço garantido nessa produção sonora. Sua história data, pelo menos, da apresentação do famoso flautista Joaquim Antonio Callado com seu conjunto regional denominado Choro Carioca nos palcos do Rio de Janeiro. Essa musicalidade híbrida, devido as várias apropriações e fusões de ritmos europeus com africanos, fortemente influenciada pelo modo de vida urbano carioca, demarcou um território de expressões culturais que compuseram parte significativa das tradições ligadas com a história de nossa música popular urbana, impactando-a sobremaneira. Neste sentido, investigamos dois expoentes dessa tradição que modificaram essa história e a história do choro particularmente. O primeiro deles, nascido em São Paulo, filho de imigrantes portugueses que, segundo críticos e músicos, dividiu a história do violão brasileiro, sendo ainda um compositor multifacetado, articulado com sonoridades estrangeiras que por aqui vigoravam. O segundo, natural do Rio de Janeiro, filho de mãe polonesa e de pai capixaba, intérprete, compositor e notável pesquisador do choro, deixou contribuições decisivas para a escola do bandolim brasileiro. São eles: Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955) e Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim (1918-1969). Para tanto, escolhemos traçar uma história comparada entre as trajetórias desses artistas a fim de que, a partir desse procedimento analítico, compreendamos em que medida suas histórias colaboraram na construção de outras acepções do tradicional e do moderno na história do choro. Assim, observamos determinadas cenas musicais de São Paulo e do Rio de Janeiro de meados do século XX, relacionando-as com as produções de ambos, buscando similaridades e diferenças importantes entre elas; analisando também os discursos proferidos por eles, sejam musicais ou não, a maneira como foram retratados pela imprensa da época e como apareceriam em outros veículos que se relacionavam com a música urbana no Brasil.

Resumo (inglês)

Since the late 19th century, new musical genres have gained prominence in the Brazilian soundscape and, consequently, in the country's recording industry. Though in an unstable manner, choro maintained a consistent presence within this musical production. Its history dates back at least to the performances of flutist Joaquim Antônio Callado with his regional ensemble, Choro Carioca, on the stages of Rio de Janeiro. This hybrid musical expression, emerging from several appropriations and fusions of European and African rhythms and strongly influenced by the urban lifestyle of Rio de Janeiro, established new spaces for cultural manifestations that contributed to shaping this musical style. In doing so, it incorporated a significant part of the traditions associated with the history of popular music in Brazil, profoundly impacting it. In this research, we examine two exponents of this tradition who played a pivotal role in transforming both the history of Brazilian music and, more specifically, the history of choro. The first, born in São Paulo to Portuguese immigrant parents, was a multifaceted composer whose engagement with foreign musical influences led some critics and musicians to claim that he divided the history of Brazilian guitar playing. The second, a native of Rio de Janeiro, the son of a Polish mother and a father from Espírito Santo, was an interpreter, composer, and distinguished researcher who made decisive contributions to the Brazilian mandolin school and the choro repertoire. They are Aníbal Augusto Sardinha, known as Garoto (1915–1955), and Jacob Pick Bittencourt, known as Jacob do Bandolim (1918–1969). To this end, we undertake a comparative historical analysis of these artists' trajectories, aiming to understand the extent to which their careers contributed to the construction of different conceptions of the traditional and the modern within the history of choro. We examine specific musical scenes in São Paulo and Rio de Janeiro during the mid-20th century, establishing connections with these artists' works, identifying similarities and differences between them. Additionally, we analyze certain discourses they articulated, whether musical or otherwise, the ways in which they were portrayed by the press of their time, and how they appeared in media outlets that played a role in the dissemination of Brazilian urban music

Resumo (espanhol)

Desde finales del siglo XIX, nuevos géneros musicales comenzaron a ganar espacio en el paisaje sonoro brasileño y, consecuentemente, en la industria fonográfica del país. Aunque de manera inestable, el choro mantuvo una presencia constante dentro de esta producción sonora. Su historia se remonta al menos a las presentaciones del flautista Joaquim Antônio Callado con su conjunto regional, Choro Carioca, en los escenarios de Río de Janeiro. Esta expresión musical híbrida, surgida de diversas apropiaciones y fusiones de ritmos europeos y africanos, y fuertemente influenciada por el estilo de vida urbano de Río de Janeiro, estableció nuevos espacios para manifestaciones culturales que contribuyeron a la configuración de esta sonoridad, incorporando, además, una parte significativa de las tradiciones vinculadas a la historia de la música popular en Brasil e impactándola profundamente. En esta tesis, analizamos dos exponentes de esta tradición que desempeñaron un papel fundamental en la transformación tanto de la historia de la música brasileña como, más específicamente, de la historia del choro. El primero, nacido en São Paulo, hijo de inmigrantes portugueses, fue un compositor polifacético que, en diálogo con las sonoridades extranjeras vigentes en su época, llevó a algunos críticos y músicos a afirmar que dividió la historia de la guitarra brasileña. El segundo, oriundo de Río de Janeiro, hijo de madre polaca y padre del estado de Espíritu Santo, fue intérprete, compositor e investigador destacado, dejando contribuciones decisivas para la escuela del bandolín brasileño y para el repertorio del choro. Se trata de Aníbal Augusto Sardinha, conocido como Garoto (1915-1955), y Jacob Pick Bittencourt, conocido como Jacob do Bandolim (1918-1969). Para ello, realizamos un análisis histórico comparado de las trayectorias de estos artistas, con el objetivo de comprender en qué medida sus carreras contribuyeron a la construcción de diferentes concepciones de lo tradicional y lo moderno en la historia del choro. Examinamos ciertas escenas musicales de São Paulo y Río de Janeiro a mediados del siglo XX, relacionándolas con las producciones de estos artistas, identificando similitudes y diferencias entre ellas. Asimismo, analizamos algunos discursos que ellos articularon, tanto musicales como no musicales, la manera en que fueron retratados por la prensa de la época y cómo aparecieron en los medios que participaron en la difusión de la música urbana brasileña.

Descrição

Palavras-chave

História Comparada, Comparative History, Historia Comparada, Música Urbana, Choro, Garoto, Jacob do Bandolim, Urban Music, Choro, Garoto, Jacob do Bandolim, Música Urbana, Choro, Garoto, Jacob do Bandolim

Idioma

Português

Citação

CORBI, Dênis Wan-Dick. Vibrações do tempo: modernidade e tradição no choro a partir das histórias de Garoto e Jacob do Bandolim. 2025. 220 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação