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Publicação:
A articulação teoria-prática em atividades experimentais: as relações estabelecidas por licenciandos em Física

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Orientador

Teixeira, Odete Pacubi Baierl

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O tema da experimentação no Ensino de Física é amplamente discutido no âmbito da pesquisa brasileira desde as primeiras edições dos periódicos da área. Uma parte considerável dessas pesquisas busca investigar os principais fatores que impedem os professores de utilizar atividades experimentais em sala de aula. E, embora muitas propostas tentem amenizar essas dificuldades, é consenso que, na maioria das vezes, as atividades experimentais se fazem pouco presentes no cotidiano escolar pois é o próprio professor quem decide não as realizar, apontando problemas em sua formação inicial como justificativa central. Partindo dessa realidade, estruturamos uma disciplina de Prática de Ensino de Física focada, especialmente, para a experimentação no ensino, abordando os aspectos epistemológicos, pedagógicos e técnicos que envolvem o uso de experimentos em sala de aula, bem como aspectos práticos. No contexto dessas aulas, buscamos obter informações que indicassem como os futuros professores de Física se identificam com a experimentação, de que maneira se relacionam com um experimento e que significados constroem para o seu uso e papel no ensino da Física. Observamos que, embora os licenciandos tivessem uma relação negativa e pouco clara com os experimentos no início, a obtenção de elementos teóricos acerca do tema e a prática do seu uso de modo mais intenso contribuiu para uma mudança no quadro, levando-os a construir uma relação positiva com a experimentação, mais complexa e também mais reflexiva. Entendemos que a inserção deste estudo na formação inicial, e nos moldes de uma disciplina que articula teoria e prática, contribuiu para sanar, em algum grau, a lacuna que havia no curso de formação inicial desses licenciandos. Ainda, consideramos que a proposta dessa disciplina e sua inserção na grade curricular de um curso de licenciatura também contribuiu de modo efetivo como uma forma de suprir a ausência dos estudos acerca da experimentação na formação inicial de professores.

Resumo (inglês)

The theme of experimentation in Physics Teaching has been widely discussed in the scope of Brazilian research since the first issues of the periodicals of the area. A considerable part of this research seeks to investigate the main factors that prevent teachers from using experimental activities in the classroom. And, although many proposals try to alleviate these difficulties, it is a consensus that, in most cases, the experimental activities are not present in the school routine, since it is the teacher himself who chooses not to do them, pointing out problems in his initial formation as the main reason. Starting from this reality, we structured a discipline of Physics Teaching Practice focused especially on experimentation in teaching, addressing the epistemological, pedagogical and technical aspects that involve the use of experiments in the classroom, as well as practical ones. In the context of these classes, we sought information that would indicate how future physics teachers identify with experimentation, how they relate to an experiment, and what meanings they build up for their use and role in physics teaching. We observed that, although the licensees had a negative and unclear relationship with the experiments at the outset, obtaining theoretical elements about the subject and practicing its use in a more intense way contributed to a change in the picture, leading them to construct a positive relationship with experimentation, more complex and also more reflective. We understand that the insertion of this study into the initial formation, and in the mold of a discipline that articulates theory and practice, has contributed, in some way, to the healing of the gap that existed in the initial training course of these graduates. Moreover, we consider that the proposal of this discipline and its insertion in the curriculum of a licentiate course also contributed effectively as a way to supply the absence of the studies about the experimentation in Teacher Training.

Descrição

Palavras-chave

Experimentação, Prática de ensino, Ensino de Física, Formação de professores, Experimentation, Physics teaching practice, Physics teaching, Teacher training

Idioma

Português

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