Logotipo do repositório
 

Publicação:
Coexistência de duas espécies de Peucetia (Araneae: Oxyopidae) na Serra do Japi, Jundiaí-SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Vasconcellos Neto, João

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

As aranhas Oxyopidae são em sua maioria caçadoras solitárias que forrageiam sobre a vegetação. Com exceção às espécies do gênero Tapinillus, que constroem teia comunal, os oxyopídeos produzem fios de seda apenas para movimentação e ancoragem de seus ovissacos. As espécies de Peucetia ocorrem sobre plantas com tricomas glandulares, como em Trichogoniopsis adenatha (Asteraceae). Na Serra do Japi - Jundiai, SP, Brasil - este arbusto abriga duas espécies: Peucetia flava e P. rubrolineata. O objetivo deste trabalho foi estudar alguns aspectos ecológicos que possam explicar a coexistência dessas aranhas cogenéricas em T. adenantha. As seguintes hipóteses poderiam esclarecer tal questão: (1) P. flava e P. rubrolineata podem ocorrer em épocas distintas tendo seus ciclos de vida defasados; (2) estando na mesma planta hospedeira, ocupam diferentes sítios para forragear e se reproduzir; (3) apresentam distribuição altitudinal diferente; (4) Caso as premissas anteriores não sejam cumpridas, espera-se que essas aranhas tenham preferências distintas por habitat (ambientes abertos versus ambientes sombreados). O estudo foi realizado na Serra do Japi, uma área de mata Atlântica com 352 km² e altitudes variando de 740 a 1294 m. Foram mensalmente inspecionados 200 indivíduos de T. adenantha em áreas abertas e 100 em áreas sombreadas, sendo registrado o número de aranhas, seus instares e o sítio da planta (folha, caule, capítulos) em que cada espécie de aranha foi encontrada, no período de junho de 2013 a junho de 2014. Para verificar se o número de aranhas varia com o gradiente altitudinal, foram feitas amostragens em três altitudes, registrando-se a quantidade de plantas em cada ambiente. Para se determinar a preferência por ambiente aberto ou sombreado foi fotografada a cobertura vegetal nos locais onde aranhas foram encontradas. Não foi encontrada defasagem no ciclo de vida das aranhas. Houve diferenças entre...

Descrição

Palavras-chave

Aranha, Habitat (Ecologia), Distribuição espacial da população, Inseto - Ecologia, Insects - Ecology, Japi, Serra do (SP), Jundiaí (SP)

Idioma

Português

Como citar

NAIDE, Suyen Safuan. Coexistência de duas espécies de Peucetia (Araneae: Oxyopidae) na Serra do Japi, Jundiaí-SP. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação