Análise da percepção dos professores de educação física em relação ao desenvolvimento motor e participação dos alunos com transtorno do espectro autista
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Data
Autores
Orientador
Zago, Paula Fávaro Polastri 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico que altera algumas estruturas cerebrais, fazendo com que haja dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor dos indivíduos. Dentre estas alterações, as crianças com TEA apresentam diversas questões relacionadas ao desenvolvimento estrutural e fisiológico do cérebro, bem como o comprometimento das estruturas e como afetam o desenvolvimento psicomotor e atenção não motora, ou seja, processos relacionados à cognição e o sensorial (García; Mosquera; 2011). Para amenizar estas consequências, no aspecto motor, há inúmeras possibilidades de intervenções a serem desenvolvidas. Entretanto, um dos fatores que favorece a intervenção para estas crianças envolve a percepção dos professores especialistas sobre o desenvolvimento motor e participação destas crianças nas aulas de Educação Física, bem como a influência da formação inicial e continuada voltada aos conhecimentos sobre o TEA. Portanto, o objetivo deste estudo foi averiguar a percepção sobre o desenvolvimento motor e os conhecimentos dos professores de Educação Física perante os alunos diagnosticados com TEA. Para isto, 14 professores de Educação Física foram submetidos a um questionário, via Google Formulários, com vertentes relacionadas à sua formação, conhecimento sobre o TEA, planejamento de suas aulas e instrumentos de avaliação dos alunos. O estudo conclui que há uma defasagem nos conhecimentos voltados ao público TEA e nos aspectos que envolvem o desenvolvimento motor, e ressalta a importância da formação continuada.
Resumo (inglês)
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neuropsychiatric disorder that alters certain brain structures, resulting in difficulties in individuals’ neuro-psychomotor development. Among these alterations, children with ASD show various issues related to the structural and physiological development of the brain, as well as impairments in these structures and how they affect psychomotor development and non-motor attention — that is, processes related to cognition and the sensory domain (García & Mosquera, 2011). To mitigate these consequences from a motor perspective, there are numerous intervention possibilities. However, one of the factors that favours intervention for these children involves the perception of specialist teachers regarding motor development and the participation of these children in Physical Education classes, as well as the influence of initial and ongoing training aimed at knowledge about ASD. Therefore, the objective of this study was to investigate the perceptions of Physical Education teachers regarding motor development and their knowledge vis-à-vis students diagnosed with ASD. For this purpose, 14 Physical Education teachers completed a questionnaire via Google Forms, with dimensions relating to their training, knowledge about ASD, their lesson planning and the tools used for student evaluation. The study concludes that there is a gap in the knowledge focused on the ASD population and emphasises the importance of continued professional development.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento motor, Transtorno do Espectro Autista, Formação, Motor development, Autism Spectrum Disorder
Idioma
Português
Citação
LOURENÇO, Kamile Lima. Análise da percepção dos professores de educação física em relação ao desenvolvimento motor e participação dos alunos com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

