Publicação: História local no Ensino Fundamental: materiais didáticos em Ourinhos/SP
Carregando...
Arquivos
Data
2025-03-14
Autores
Orientador
Celeste Filho, Macioniro 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo teve como objetivo principal compreender como o ensino de História Local está representado no material didático fornecido pelo município de Ourinhos ao 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica pela ausência de materiais específicos que abordem a temática de maneira contextualizada, o que dificulta práticas pedagógicas significativas e a valorização das narrativas locais. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, com análise documental, revisão bibliográfica de autores como Selva Guimarães Fonseca (1993) e Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), e entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados indicaram que a abordagem da História Local nos materiais didáticos fornecido pelo município é genérica, pouco aprofundada e distante da realidade dos alunos. A partir disso, foi desenvolvido um livro paradidático digital, visando suprir essas lacunas e contribuir para a formação docente, a prática educativa e o engajamento dos estudantes. Conclui-se que a integração da História Local ao currículo pode fortalecer a identidade cultural e promover maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Resumo (inglês)
This study aimed to understand how the teaching of Local History is represented in the third-grade educational material provided by the municipality of Ourinhos. It is justified by the absence of specific materials that address the theme in a contextualized manner, which hinders meaningful pedagogical practices and the appreciation of local narratives. The research adopted a qualitative methodology, including document analysis, a bibliographic review of authors such as Selva Guimarães Fonseca (1993) and Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993), and interviews with municipal school teachers. The results indicated that the approach to Local History in the didactic materials provided by the municipality is generic, superficial, and disconnected from the students' reality. Based on these findings, a digital paradidactic book was developed to fill these gaps and contribute to teacher training, educational practice, and student engagement. It is concluded that integrating Local History into the curriculum can strengthen cultural identity and foster greater student involvement in the teaching-learning process.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Gisele Aparecida da. História local no Ensino Fundamental: materiais didáticos em Ourinhos/Sp. Orientador: Macioniro Celeste Filho. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.