Publicação: Reflexos do clássico no contemporâneo: Alice em uma fantástica trajetória de (trans)formação do leitor no Ensino Fundamental II
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Coorientador
Pós-graduação
Letras (Mestrado Profissional) - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica de incentivo à leitura e formação do leitor estético (ECO,2003) Para tanto, realizou-se, pelo viés da dialogia, a recepção do clássico da literatura mundial Alice no país das maravilhas (2002), de Lewis Carroll, e da obra contemporânea Alice no espelho (2006), de Laura Bergallo, com 24 alunos de 7ºano C do Ensino Fundamental II, atendidos pela escola EE Mauricio Milani do município Echaporã, SP. Para fundamentar a proposta de trabalho com leitura e recepção, buscou-se respaldo teórico nos conceitos de letramento de Geraldi (2014), Kleiman (2006), Soares (2001), Rojo (2012, 2013, 2015) e Cosson (2009); nos postulados de Bakhtin (2011), que concebe a linguagem como dialógica; e nos aportes da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999). Como estratégia para a leitura e recepção das obras em tela, utilizou-se em sala de aula o Método Recepcional, preconizado por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993). A opção por essa fundamentação justifica-se, tendo em vista o intuito de formar leitores e ampliar os horizontes de expectativas dos alunos do Ensino Fundamental II. Nesse contexto, foi imprescindível refletir criticamente sobre as atividades pedagógicas de modo a não abordar a literatura apenas pelo enfoque tradicionalista, mas sim, valorizar a leitura literária e a práxis de maneira a propiciar meios para que o aluno se tornasse protagonista do processo de sua própria aprendizagem. Este fato comprovou-se pelo índice positivo de desempenho escolar alcançado ao final do ano letivo e pela busca de novos textos literários emancipatórios por parte dos alunos envolvidos na pesquisa.
Resumo (inglês)
This dissertation presents a methodological proposal to encourage reading and the formation of the aesthetic reader (ECO, 2003). To this end, it was held, through dialogue, the reception of the classic of world literature Alice in Wonderland (2002), by Lewis Carroll, and the contemporary work Alice in the mirror (2006), by Laura Bergallo, with 24 students from 7th grade C of Elementary II, attended by the school EE Mauricio Milani of Echaporã, SP. In order to base the work proposal with reading and reception, theoretical support was sought in the concepts of literacy by Geraldi (2014), Kleiman (2006), Soares (2001), Rojo (2012, 2013, 2015) and Cosson (2009); in the postulates of Bakhtin (2011), who conceives language as dialogic; and in the contributions of the Aesthetics of Reception and Effect (JAUSS, 1994; ISER, 1996 and 1999). As a strategy for the reading and reception of the works on canvas, the Receptional Method was used in the classroom, recommended by Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar (1993). The option for this rationale is justified, with the intention of forming readers and broadening the horizons of expectations of students in Elementary School II. In this context, it was essential to reflect critically on the pedagogical activities so as not to approach literature only through the traditionalist approach, but rather to value literary reading and praxis in order to provide means for the student to become the protagonist of the process of their own learning. This fact was proved by the positive index of school performance achieved at the end of the school year and by the search for new emancipatory literary texts by the students involved in the research.
Descrição
Palavras-chave
Leitura, Literatura - Estudo e ensino, Leitores - Reação crítica, Ensino fundamental, Reading, Literature - Study and teaching, Readers - Critical reaction, Elementary school
Idioma
Português