Logotipo do repositório
 

Publicação:
Forma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil

dc.contributor.authorPasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
dc.contributor.authorAbrantes, Angelo Antonio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:20Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:20Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis paper approaches the relation between school education and psychic development in the light of cultural-historical theory and critical-historical pedagogy, discussing the triad form-content-receiver of teaching in the context of early childhood education. Considering the goal of developing the bases of theoretical thinking in children, the paper analyses role-play as leading activity in preschool and explores the contributions of child literature, highlighting the importance of providing access to artistic works which depict reality in an imaginative form as multisided and in permanent movement.en
dc.description.abstractEste artículo aborda la relación entre enseñanza escolar y desarrollo psíquico a la luz de la psicología histórico-cultural y de la pedagogía histórico-crítica, entrelazando observaciones sobre la triada forma-contenido-destinatario de la enseñanza, específicamente de la educación infantil. Considerándose la finalidad de promover la formación de las bases del pensamiento teórico, se analiza el papel del juego como actividad rectora de la edad preescolar y se discuten las contribuciones de la literatura dirigida al niño, resaltando la importancia del acceso a producciones artísticas que retratan imaginativamente objetos y fenómenos de la realidad considerados a partir de la prevalencia del movimiento y la multilateralidad.es
dc.description.abstractEsse artigo aborda a relação entre ensino escolar e desenvolvimento psíquico à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tecendo apontamentos sobre a tríade forma-conteúdodestinatário do ensino na particularidade da educação infantil. Considerando a finalidade de promover a formação das bases do pensamento teórico na criança pequena, analisa-se o papel do jogo protagonizado como atividade dominante da idade pré-escolar e discute-se as contribuições da literatura dirigida à criança, destacando a importância do acesso a produções artísticas que retratam imaginativamente objetos e fenômenos da realidade considerados a partir da prevalência do movimento e multilateralidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent13-24
dc.identifierhttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9696
dc.identifier.citationGerminal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-24, 2013.
dc.identifier.fileISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf
dc.identifier.issn2175-5604
dc.identifier.lattes9538404415935536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125075
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofGerminal: Marxismo e Educação em Debate
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectRole-playen
dc.subjectChild literatureen
dc.subjectEducación Infantiles
dc.subjectjuegoes
dc.subjectliteratura infantiles
dc.subjectEducação Infantilpt
dc.subjectJogo protagonizadopt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.titleForma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantilpt
dc.title.alternativeForm and content of teaching in early chilhood education: the role of play and the contributions of child literatureen
dc.title.alternativeForma y contenido de la enseñanza en la educación infantil: el rol del juego y las contribuciones de la literatura dirigida al niñoes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6402688772659648[2]
unesp.author.orcid0000-0002-6497-8783[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1199-4069[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf
Tamanho:
330.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format