Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Life cycle assessment is a technique used by the industry, which aims to minimize possible environmental impacts resulting from its production. However, in chemistry education, this environmental information has applicability in teacher training. Thus, the purpose in this research is to present the concept of life-cycle assessment as a socio-scientific issue, and to investigate its implications for teacher development, according to Henry Giroux's theory. The research was carried out with 10 Chemistry undergraduate students, and the analysis has a qualitative character, substantiated by reports on academic internship experiences as a tool for data collection. These were analyzed by Laurence Bardin's precepts. As a result, the undergraduate students reframed their experience of chemistry undergraduate studies, towards global, inseparable, interdisciplinary and essential content for critical citizenship education.

Resumo (português)

A avaliação de ciclo de vida é uma técnica utilizada pela indústria que visa a minimização de possíveis impactos ambientais decorrentes de sua produção. Essas informações ambientais possuem potencialidade de serem discutidas em sala de aula. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o conceito de avaliação de ciclo de vida de produtos como uma temática sociocientífica e averiguar quais suas implicações para a formação docente, por meio da teoria de Henry Giroux. A atividade foi realizada com 10 acadêmicos de um curso de licenciatura em química. A investigação possui caráter qualitativo e utilizou o relatório de estágio como instrumento de construção de dados que foi estudado por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Com o resultado foi possível perceber que os licenciandos iniciaram um processo de ressignificação do conteúdo de química em direção a um conteúdo global, indissociável, interdisciplinar e essencial para a formação cidadã crítica.

Descrição

Palavras-chave

Initial teacher training, Chemistry teaching, Sustainability, Citizenship education, Life-cycle assessment, Formação inicial do professor, Ensino de química, Sustentabilidade, Educação cidadã, Avaliação de ciclo de vida

Idioma

Português

Como citar

Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação