Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores

dc.contributor.authorPereira, Ademir De Souza
dc.contributor.authorCarvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:28:54Z
dc.date.available2021-07-14T10:28:54Z
dc.date.issued2020-11-20
dc.description.abstractLife cycle assessment is a technique used by the industry, which aims to minimize possible environmental impacts resulting from its production. However, in chemistry education, this environmental information has applicability in teacher training. Thus, the purpose in this research is to present the concept of life-cycle assessment as a socio-scientific issue, and to investigate its implications for teacher development, according to Henry Giroux's theory. The research was carried out with 10 Chemistry undergraduate students, and the analysis has a qualitative character, substantiated by reports on academic internship experiences as a tool for data collection. These were analyzed by Laurence Bardin's precepts. As a result, the undergraduate students reframed their experience of chemistry undergraduate studies, towards global, inseparable, interdisciplinary and essential content for critical citizenship education.en
dc.description.abstractA avaliação de ciclo de vida é uma técnica utilizada pela indústria que visa a minimização de possíveis impactos ambientais decorrentes de sua produção. Essas informações ambientais possuem potencialidade de serem discutidas em sala de aula. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o conceito de avaliação de ciclo de vida de produtos como uma temática sociocientífica e averiguar quais suas implicações para a formação docente, por meio da teoria de Henry Giroux. A atividade foi realizada com 10 acadêmicos de um curso de licenciatura em química. A investigação possui caráter qualitativo e utilizou o relatório de estágio como instrumento de construção de dados que foi estudado por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Com o resultado foi possível perceber que os licenciandos iniciaram um processo de ressignificação do conteúdo de química em direção a um conteúdo global, indissociável, interdisciplinar e essencial para a formação cidadã crítica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS)
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200065
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320200065
dc.identifier.fileS1516-73132020000100262.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132020000100262
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211740
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectCitizenship educationen
dc.subjectLife-cycle assessmenten
dc.subjectFormação inicial do professorpt
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectEducação cidadãpt
dc.subjectAvaliação de ciclo de vidapt
dc.titleAvaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadorespt
dc.title.alternativeThe Assessment of Product Life Cycles as a Social-Scientific Theme for Training Chemistry Teachers as Transformative Intellectualsen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-3635-7349[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1283-3021[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132020000100262.pdf
Tamanho:
208.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format