Publicação: Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores
dc.contributor.author | Pereira, Ademir De Souza | |
dc.contributor.author | Carvalho, Washington Luiz Pacheco De [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:28:54Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:28:54Z | |
dc.date.issued | 2020-11-20 | |
dc.description.abstract | Life cycle assessment is a technique used by the industry, which aims to minimize possible environmental impacts resulting from its production. However, in chemistry education, this environmental information has applicability in teacher training. Thus, the purpose in this research is to present the concept of life-cycle assessment as a socio-scientific issue, and to investigate its implications for teacher development, according to Henry Giroux's theory. The research was carried out with 10 Chemistry undergraduate students, and the analysis has a qualitative character, substantiated by reports on academic internship experiences as a tool for data collection. These were analyzed by Laurence Bardin's precepts. As a result, the undergraduate students reframed their experience of chemistry undergraduate studies, towards global, inseparable, interdisciplinary and essential content for critical citizenship education. | en |
dc.description.abstract | A avaliação de ciclo de vida é uma técnica utilizada pela indústria que visa a minimização de possíveis impactos ambientais decorrentes de sua produção. Essas informações ambientais possuem potencialidade de serem discutidas em sala de aula. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o conceito de avaliação de ciclo de vida de produtos como uma temática sociocientífica e averiguar quais suas implicações para a formação docente, por meio da teoria de Henry Giroux. A atividade foi realizada com 10 acadêmicos de um curso de licenciatura em química. A investigação possui caráter qualitativo e utilizou o relatório de estágio como instrumento de construção de dados que foi estudado por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Com o resultado foi possível perceber que os licenciandos iniciaram um processo de ressignificação do conteúdo de química em direção a um conteúdo global, indissociável, interdisciplinar e essencial para a formação cidadã crítica. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200065 | |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1516-731320200065 | |
dc.identifier.file | S1516-73132020000100262.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | |
dc.identifier.issn | 1980-850X | |
dc.identifier.scielo | S1516-73132020000100262 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/211740 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Initial teacher training | en |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Citizenship education | en |
dc.subject | Life-cycle assessment | en |
dc.subject | Formação inicial do professor | pt |
dc.subject | Ensino de química | pt |
dc.subject | Sustentabilidade | pt |
dc.subject | Educação cidadã | pt |
dc.subject | Avaliação de ciclo de vida | pt |
dc.title | Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores | pt |
dc.title.alternative | The Assessment of Product Life Cycles as a Social-Scientific Theme for Training Chemistry Teachers as Transformative Intellectuals | en |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-3635-7349[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-1283-3021[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-73132020000100262.pdf
- Tamanho:
- 208.44 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format