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Publicação:
Music makers: possibilidades de trabalhos em Educação Musical a partir da Cultura Maker

dc.contributor.advisorTraverzim, Monique [UNESP]
dc.contributor.authorAltali, Gabriel [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-23T20:03:48Z
dc.date.available2023-01-23T20:03:48Z
dc.date.issued2022-11-22
dc.description.abstractPor conta da busca, no meio da Educação, de alternativas que vão na contramão do modelo tradicional de ensino, baseado numa relação estritamente vertical e unilateral entre professor e aluno, diversas metodologias e modelos têm surgido como opções diferenciadas para utilização no contexto do ensino. Uma dessas alternativas é a Cultura Maker, que se popularizou na primeira década do século XXI e tem, como uma de suas principais premissas, o protagonismo do educando como criador de suas ideias e executor de seus próprios projetos. Este trabalho busca investigar a possibilidade de se desenvolver trabalhos em educação musical à luz de aspectos que constituem a Cultura Maker. Para tal, se optou por utilizar a abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Ao fim, observou-se a possibilidade de utilização das disciplinas que envolvem o conteúdo maker como um primeiro contato a um processo de musicalização, porém sem o aprofundamento expressivo aos conteúdos musicais.pt
dc.description.abstractDue to the research, in the Education subject, for alternatives that go against the traditional teaching model, based on a strictly vertical and unilateral relationship between teacher and student, several methodologies have emerged as different options for use in the teaching context. One of these alternatives is the Maker Culture, which became popular in the first decade of the 21st century and has, as one of its main premises, the role of the student as the creator of their ideas and doer of their own projects. This work seeks to investigate the possibility of developing works in music education considering aspects that constitute the Maker Culture. For this purpose, we chose to use a qualitative approach, characterized as a case study. In the end, it was observed the possibility of using school subjects that involve maker content as a possible first contact to a musicalization process, but without expressive deepening to musical content.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238911
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt
dc.subjectMovimento makerpt
dc.subjectMúsica e Tecnologiapt
dc.subjectProfessores e alunospt
dc.titleMusic makers: possibilidades de trabalhos em Educação Musical a partir da Cultura Makerpt
dc.title.alternativeMusic makers: possibilities for works in music education from the maker cultureen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

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