Publicação: Music makers: possibilidades de trabalhos em Educação Musical a partir da Cultura Maker
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Data
Autores
Orientador
Traverzim, Monique 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Por conta da busca, no meio da Educação, de alternativas que vão na contramão do modelo
tradicional de ensino, baseado numa relação estritamente vertical e unilateral entre professor e
aluno, diversas metodologias e modelos têm surgido como opções diferenciadas para utilização
no contexto do ensino. Uma dessas alternativas é a Cultura Maker, que se popularizou na
primeira década do século XXI e tem, como uma de suas principais premissas, o protagonismo
do educando como criador de suas ideias e executor de seus próprios projetos. Este trabalho
busca investigar a possibilidade de se desenvolver trabalhos em educação musical à luz de
aspectos que constituem a Cultura Maker. Para tal, se optou por utilizar a abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Ao fim, observou-se a possibilidade de utilização das disciplinas que envolvem o conteúdo maker como um primeiro contato a um processo de musicalização, porém sem o aprofundamento expressivo aos conteúdos musicais.
Resumo (inglês)
Due to the research, in the Education subject, for alternatives that go against the traditional
teaching model, based on a strictly vertical and unilateral relationship between teacher and
student, several methodologies have emerged as different options for use in the teaching
context. One of these alternatives is the Maker Culture, which became popular in the first
decade of the 21st century and has, as one of its main premises, the role of the student as the
creator of their ideas and doer of their own projects. This work seeks to investigate the
possibility of developing works in music education considering aspects that constitute the
Maker Culture. For this purpose, we chose to use a qualitative approach, characterized as a case
study. In the end, it was observed the possibility of using school subjects that involve maker
content as a possible first contact to a musicalization process, but without expressive deepening
to musical content.
Descrição
Palavras-chave
Música - Instrução e estudo, Movimento maker, Música e Tecnologia, Professores e alunos
Idioma
Português