Publicação: Violência contra a criança no ensino básico de um município de São Paulo.
dc.contributor.advisor | Garbin, Artênio José Isper [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Garbin, Cléa Adas Saliba [UNESP] | |
dc.contributor.author | Dias, Bárbara Paula de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T21:14:23Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T21:14:23Z | |
dc.date.issued | 2020-08-20 | |
dc.description.abstract | A violência se faz presente em todos os níveis sociais de uma comunidade, atingindo principalmente grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes. Sendo assim, os profissionais da educação desenvolvem papel singular na vida dos menores, uma vez que podem atuar ativamente na identificação de maus-tratos dentro do ambiente escolar. Desta maneira, este trabalho buscou levantar o número de casos suspeitos e / ou confirmados de violência contra a criança em escolas municipais de ensino básico do município de Araçatuba / SP, com a participação dos professores de ensino infantil na verificação dos abusos. Os aspectos abordados ao longo da coleta de dados foram: descrição dos casos de violência, identificação do perfil da criança e do agressor, e reconhecimento de casos esporádicos e recidivantes. Este estudo foi realizado em 5 escolas municipais de ensino básico, que somadas possuíam 619 alunos matriculados. Os sujeitos da pesquisa foram 47 professores, que receberam estímulos para responder um relatório, no formato de entrevista, que buscou levantar o número de abusos suspeitos e / ou confirmados. Os dados foram digitados e posteriormente descritos em tabelas e gráficos com o auxílio do programa Excel. Foram identificadas 181 crianças vítimas de violência doméstica, pertencentes à faixa etária de 01 a 07 anos. Os principais agressores apontados pelos pedagogos foram os pais das crianças (91,71%), sendo que a maioria dos casos apresentou recidivas (81,76%). A negligência foi a forma de violência mais verificada pelos pedagogos, tendo sido identificados casos de piolho (46,96%) e uso de roupa inadequada (10,50%). Portanto, os dados colhidos auxiliaram na identificação do alcance da violência e no perfil de suas vítimas. | pt |
dc.description.abstract | Violence is present in all social levels of a community, affecting mainly vulnerable groups, such as children and adolescents. Thus, education professionals play a unique role in the lives of minors, since they can actively act in the identification of abuse within the school environment. Thus, this work sought to raise the number of suspected and / or confirmed cases of violence against children in municipal elementary schools in the municipality of Araçatuba / SP, with the participation of early childhood teachers in the verification of abuses. The aspects addressed during the data collection were: description of cases of violence, identification of the profile of the child and the aggressor, and recognition of sporadic and recurrent cases. This study was applied in 5 municipal elementary schools, which together had 619 students enrolled. The subjects of the research were 47 teachers, who received incentives to answer a report, in the format of an interview, which sought to raise the number of suspected and / or confirmed abuses. The data were entered and later described in tables and graphics with the aid of the Excel program. 181 children who were victims of domestic violence were identified, belonging to the age group from 01 to 07 years old. The main aggressors pointed out by the pedagogues were the children's parents (91.71%), with the majority of cases having recurrences (81.76%). Neglect was the form of violence most frequently seen by educators, with cases of lice (46.96%) and the use of inappropriate clothing (10.50%) being identified. Therefore, the data collected helped to identify the scope of the violence and the profile of its victims. | en |
dc.identifier.lattes | 4419158525709686 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-5069-8812 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/213653 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Maus-tratos infantis | pt |
dc.subject | Violência | pt |
dc.subject | Pré-escolares | pt |
dc.subject | Child abuse | en |
dc.title | Violência contra a criança no ensino básico de um município de São Paulo. | pt |
dc.title.alternative | Violence against children in basic education in a municipality in Sao Paulo. | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d | |
unesp.advisor.lattes | 4419158525709686[2] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0001-5069-8812[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba | pt |
unesp.undergraduate | Odontologia - foa | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- dias_bps_tcc_foa.pdf
- Tamanho:
- 408.42 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- dias_bps_autorizacao_foa.pdf
- Tamanho:
- 533.76 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: