Publicação: Estudo do efeito da adição de cal hidratada e cimento Portland em misturas solo-lodo de estação de tratamento de água para fins rodoviários
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Pinto, Fabiana Alves Fiore
Bardini, Vivian Silveira dos Santos
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Ambiental - ICT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O lodo de estações de tratamento de água (LETA) é um resíduo produzido em largas escalas em todo o mundo. Apesar da geração contínua e disposição inadequada ainda vigente no Brasil, há poucas informações sobre esses resíduos. Este estudo analisou os efeitos da mistura de solo e lodo na incorporação de cal hidratada e cimento Portland para infraestrutura de pavimentação rodoviária. O solo e o lodo foram caracterizados, segundo as suas composições químicas e avaliados mecanicamente em diferentes proporções de lodo (5%, 8%, 10%, 15% e 20%). Dentre os resultados verificados, destacam-se que todas as misturas testadas de solo-lodo com incorporação de cimento atendem os requisitos técnicos estabelecidos pelas normas brasileiras para sub-base em pavimentos, enquanto as misturas de solo-lodo com incorporação de cal adequaram-se aos requisitos para pavimentação de sub-base e reforço do subleito. Os melhores resultados nas análises mecânicas de misturas com cimento foram com substituição de 5% de solo por LETA, enquanto para as misturas com cal, os melhores resultados foram obtidos na substituição de 15% de solo por LETA.
Resumo (inglês)
Water treatment sludge (WTS) is a waste produced on large scales all over the world.
Despite the continuous generation and inadequate disposal still in force in Brazil, there
is little information about this waste. This study analyzed the effects of mixing soil and
sludge on the incorporation of hydrated lime and Portland cement for road paving
infrastructure. Soil and sludge were characterized according to their chemical
compositions and mechanically evaluated in different proportions of sludge (5%, 8%,
10%, 15% and 20%). Among the verified results, it should be highlighted that all the
tested soil-sludge mixtures with cement incorporation meet the technical requirements
established by the Brazilian standards for subbase in pavements, while the soil-sludge
mixtures with lime incorporation were suitable requirements for subbase paving and
subgrade reinforcement. The best results in the mechanical analysis of mixtures with
cement were with the replacement of 5% of soil by WTS, while for the mixtures with
lime, the best results were obtained with the replacement of 15% of soil by WTS.
Descrição
Palavras-chave
Lodo de estação de tratamento de água, cimento, cal, materiais estabilizantes, obras geotécnicas, composição elementar., lodo de estação de tratamento de água, cimento, cal, materiais estabilizantes, obras geotécnicas, composição elementar, water treatment sludge, cement, lime, stabilizing materials, geotechnical works, elemental composition
Idioma
Português