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Publicação:
Estudo do efeito da adição de cal hidratada e cimento Portland em misturas solo-lodo de estação de tratamento de água para fins rodoviários

dc.contributor.advisorPinto, Fabiana Alves Fiore
dc.contributor.advisorBardini, Vivian Silveira dos Santos [Unesp]
dc.contributor.authorTakao, Tulio Watanabe
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-06-12T12:15:06Z
dc.date.available2023-06-12T12:15:06Z
dc.date.issued2023-05-25
dc.description.abstractO lodo de estações de tratamento de água (LETA) é um resíduo produzido em largas escalas em todo o mundo. Apesar da geração contínua e disposição inadequada ainda vigente no Brasil, há poucas informações sobre esses resíduos. Este estudo analisou os efeitos da mistura de solo e lodo na incorporação de cal hidratada e cimento Portland para infraestrutura de pavimentação rodoviária. O solo e o lodo foram caracterizados, segundo as suas composições químicas e avaliados mecanicamente em diferentes proporções de lodo (5%, 8%, 10%, 15% e 20%). Dentre os resultados verificados, destacam-se que todas as misturas testadas de solo-lodo com incorporação de cimento atendem os requisitos técnicos estabelecidos pelas normas brasileiras para sub-base em pavimentos, enquanto as misturas de solo-lodo com incorporação de cal adequaram-se aos requisitos para pavimentação de sub-base e reforço do subleito. Os melhores resultados nas análises mecânicas de misturas com cimento foram com substituição de 5% de solo por LETA, enquanto para as misturas com cal, os melhores resultados foram obtidos na substituição de 15% de solo por LETA.pt
dc.description.abstractWater treatment sludge (WTS) is a waste produced on large scales all over the world. Despite the continuous generation and inadequate disposal still in force in Brazil, there is little information about this waste. This study analyzed the effects of mixing soil and sludge on the incorporation of hydrated lime and Portland cement for road paving infrastructure. Soil and sludge were characterized according to their chemical compositions and mechanically evaluated in different proportions of sludge (5%, 8%, 10%, 15% and 20%). Among the verified results, it should be highlighted that all the tested soil-sludge mixtures with cement incorporation meet the technical requirements established by the Brazilian standards for subbase in pavements, while the soil-sludge mixtures with lime incorporation were suitable requirements for subbase paving and subgrade reinforcement. The best results in the mechanical analysis of mixtures with cement were with the replacement of 5% of soil by WTS, while for the mixtures with lime, the best results were obtained with the replacement of 15% of soil by WTS.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243991
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectLodo de estação de tratamento de água, cimento, cal, materiais estabilizantes, obras geotécnicas, composição elementar.pt
dc.subjectlodo de estação de tratamento de águapt
dc.subjectcimentopt
dc.subjectcalpt
dc.subjectmateriais estabilizantespt
dc.subjectobras geotécnicaspt
dc.subjectcomposição elementarpt
dc.subjectwater treatment sludgeen
dc.subjectcementen
dc.subjectlimeen
dc.subjectstabilizing materialsen
dc.subjectgeotechnical worksen
dc.subjectelemental compositionen
dc.titleEstudo do efeito da adição de cal hidratada e cimento Portland em misturas solo-lodo de estação de tratamento de água para fins rodoviáriospt
dc.title.alternativeStudy of the effect of the addition of hydrated lime and Portland cement in soil-sludge mixtures of water treatment station for road purposesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campospt
unesp.undergraduateEngenharia Ambiental - ICTpt

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