Publicação: Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
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Data
Autores
Orientador
Nogueira, Gisela Gomes Pupo 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.
Resumo (inglês)
The objective of this thesis is to analyze the confluence and the relationship existing between scene music, particularly but not only the opera, and the guitar. Our main references in the Baroque period are the works of EISENHARDT 2015 and PAGE 2017, and in the 20th century the work of WEISS 2013. Since the beginnings of the history of opera, guitars have been inserted into the repertoire in a curiously frequent way. Since this instrument is not commonly part of the symphonic orchestra, this study aims to seek for possible meanings for this relationship. The study has been made by sorting out the instrument’s appearances into three categories that reflect the ways in which the instrument was represented in the works of each of the three periods studied: the scenic guitar in the Baroque, type guitar in Classicism and Romaticism and protagonist guitar in the 20th century. We also chose a representative work of each period/category for thorough analysis, followed by other works presented in frames for systematic intabulation and analysis of the inferred data.
Descrição
Palavras-chave
Ópera, Violão, Música para guitarra, Teatro musical
Idioma
Português
Como citar
ROCHA JUNIOR, Atilio Goltardo da. Una chitarra all’opera : inter-relações entre um instrumento e um gênero musical. Orientadora: Gisela Gomes Pupo Nogueira. 147 f. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014