Logotipo do repositório
 

Publicação:
Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular

dc.contributor.authorMendes, Eniceia Gonçalves
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Amélia
dc.contributor.authorToyoda, Cristina Yoshie [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:59Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:59Z
dc.date.issued2011-09-01
dc.description.abstractA preocupação sobre as práticas inclusivas nas escolas públicas no Brasil começou após a Declaração de Salamanca, com desafios e dúvidas. Ainda hoje, passados cerca de 15 anos, os professores do ensino regular se queixam dizendo que não têm conhecimento suficiente ou preparo formal para lidar com crianças com necessidades educacionais especiais, especialmente quando estas apresentam disfunções graves, como paralisia cerebral, deficiência intelectual e comportamentos desafiadores. A colaboração entre profissionais da Educação Especial e Regular pode ser uma alternativa para enfrentar tais desafios. O objetivo deste relato foi o de apresentar um breve histórico de um programa de pesquisa, ensino e extensão que busca aproximar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dos professores do ensino comum que têm alunos com necessidades especiais em suas salas de aula. Iniciado em 2004, este programa está na atualidade em seu sétimo ano de execução e envolve professores da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino comum. Os resultados parecem apontar essa via de colaboração entre Educação Especial e Regular como um caminho promissor para a construção de escolas mais inclusivas.pt
dc.description.abstractThe concern about inclusive practices in public schools in Brazil began after the Salamanca Statement, with challenges and doubts. Even today, after about 15 years, the regular teachers complain saying they did not have enough knowledge or formal preparation for dealing with children with special educational needs, especially when they have serious disorders such as cerebral palsy, intellectual disabilities and behavior disorders. The collaboration between professionals of Special and Regular Education can be an alternative to face these challenges. The objective of this report was to present a brief history of a program on research, teaching and extension that aims to bring together the Federal University of São Carlos and regular school teachers who have students with special needs in their classrooms. The program started in 2004 and currently is in its seventh year of implementation, involving university professors, undergraduate and postgraduate students and regular teachers. The results seem to point out that collaboration between Regular and Special Education can be a promising avenue for making more inclusive schools.en
dc.description.affiliationUFSCar
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent80-93
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000300006
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 41, p. 80-93, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602011000300006
dc.identifier.fileS0104-40602011000300006.pdf
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.lattes5872141115382552
dc.identifier.scieloS0104-40602011000300006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29852
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.relation.ispartofEducar em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectinclusão escolarpt
dc.subjectensino colaborativopt
dc.subjectconsultoria colaborativapt
dc.subjectformação de profissionaispt
dc.subjectschool inclusionen
dc.subjectcollaborative teachingen
dc.subjectcollaborative consultationen
dc.subjectprofessional preparationen
dc.titleInclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regularpt
dc.title.alternativeSchool inclusion through collaboration between special education and general educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5872141115382552
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFisioterapia e Terapia Ocupacional - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-40602011000300006.pdf
Tamanho:
313.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: