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Preservação digital da informação científica nas instituições de ensino superior em Moçambique: proposta de modelo de preservação do Repositório Institucional da Universidade Eduardo Mondlane

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Orientador

Madio, Telma Campanha de Carvalho

Coorientador

Grácio, José Carlos Abbud

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Estudo que analisa a preservação digital da informação científica nas em instituições de ensino superior (IES) em Moçambique, com ênfase na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A pesquisa apresenta uma proposta de modelo para a preservação digital do repositório institucional da UEM. A abordagem utilizada fundamenta-se no método quadripolar, que integra as dimensões epistemológica, teórica, técnica e morfológica. Realizou-se uma revisão sistemática para a coleta de dados, com o intuito de analisar os fundamentos teóricos e conceituais relacionados à informação científica, aos repositórios institucionais e à preservação digital, visando identificar modelos e frameworks pertinentes ao contexto de Moçambique. Foi realizado, adicionalmente, um diagnóstico da situação atual da UEM por meio da análise de documentos e observações diretas, que avaliaram as infraestruturas, práticas, políticas e recursos disponíveis nas dimensões técnica, organizacional, financeira e humana. A avaliação dos dados, que integrou metodologias qualitativas e quantitativas, possibilitou uma análise crítica comparativa entre UEM e outras IES. Os achados indicam falhas consideráveis em políticas estruturadas para a preservação digital, na utilização de metadados específicos, nas habilidades técnicas necessárias e nas abordagens para a migração de formatos. Apesar da presença de iniciativas voltadas para a digitalização, a pesquisa evidencia a inexistência de uma política formal de preservação digital, a escassez de competências técnicas especializadas, a inadequação da infraestrutura tecnológica e a ausência de um modelo de financiamento sustentável. Em resposta a essas deficiências, foi elaborado um modelo de preservação digital que inclui aspectos políticos, técnicos, organizacionais e estratégicos, levando em conta as restrições de recursos e as especificidades do contexto acadêmico em Moçambique. Conclui-se que a transformação da UEM em uma instituição voltada para a pesquisa, conforme exposto no seu plano estratégico 2018-2030, requer a criação de sistemas eficazes de preservação digital da informação científica, o que favorecerá a democratização do acesso ao conhecimento e o fortalecimento do posicionamento estratégico da universidade no contexto científico global. A execução de um programa eficiente de preservação digital na UEM demanda uma abordagem abrangente e gradual.

Resumo (inglês)

A study that analyzes the digital preservation of scientific information in higher education institutions (HEIs) in Mozambique, with an emphasis on Eduardo Mondlane University (UEM). The research presents a proposed model for the digital preservation of UEM's institutional repository. The approach used is based on the quadripolar method, which integrates epistemological, theoretical, technical, and morphological dimensions. A systematic review was conducted for data collection, with the aim of analyzing the theoretical and conceptual foundations related to scientific information, institutional repositories, and digital preservation, seeking to identify models and frameworks relevant to the Mozambican context. Additionally, a diagnosis of UEM's current situation was carried out through document analysis and direct observations, which evaluated the infrastructures, practices, policies, and resources available in the technical, organizational, financial, and human dimensions. The evaluation of the data, which integrated qualitative and quantitative methodologies, enabled a critical comparative analysis between UEM and other HEIs. The findings indicate considerable shortcomings in structured policies for digital preservation, in the use of specific metadata, in the necessary technical skills, and in approaches to format migration. Despite the presence of initiatives aimed at digitalization, the research highlights the absence of a formal digital preservation policy, the scarcity of specialized technical skills, the inadequacy of technological infrastructure, and the lack of a sustainable funding model. In response to these deficiencies, a digital preservation model was developed that includes political, technical, organizational, and strategic aspects, taking into account resource constraints and the specificities of the academic context in Mozambique. It is concluded that the transformation of UEM into a research-oriented institution, as set out in its strategic plan 2018-2030, requires the creation of effective systems for the digital preservation of scientific information, which will favor the democratization of access to knowledge and the strengthening of the university's strategic positioning in the global scientific context. The execution of an efficient digital preservation program at UEM demands a comprehensive and gradual approach.

Descrição

Palavras-chave

Preservação digital, Informação científica, Comunicação na ciência, Ensino superior, Digital preservation, Communication in science, Education, Higher

Idioma

Português

Citação

RUNGO, Alírio Alcâncer. Preservação digital da informação científica nas instituições de ensino superior em Moçambique: proposta de modelo de preservação do Repositório Institucional da Universidade Eduardo Mondlane. 2025. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2025.

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