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Publicação:
Instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem de pré-escolares no brasil: uma revisão de literatura

dc.contributor.authorLindau, Tâmara Andrade
dc.contributor.authorLucchesi, Fernando Del Mando
dc.contributor.authorRossi, Natalia Freitas
dc.contributor.authorGiacheti, Célia Maria
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:45Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:45Z
dc.date.issued2015-04-01
dc.description.abstractSystematic and formal instruments of language in children aged between two and five years are of predominant importance both for the investigation of possible alterations and to propose language intervention. However, currently there are few instruments available in Brazilian Portuguese for research and clinical use. The aim of this study therefore was to present a review on systematic and formal assessment instruments spoken language in preschool, used in scientific research in Brazil, built nationally or in the adaptation and validation process. Seven different instruments have been described in 22 scientific papers, which is a low number compared to other countries, and especially in comparison to non-scientific publications, not necessarily validate the efficiency of the instrument. It is suggested increased investment both in the construction of instruments as in the adaptation and validation of instruments already used in other languages.en
dc.description.abstractInstrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem em crianças com idade entre dois e cinco anos são de suma importância, tanto para a investigação de possíveis alterações quanto para propor intervenção fonoaudiológica. No entanto, atualmente, são poucos os instrumentos disponíveis no Português brasileiro para investigações e uso clínico. O objetivo do presente estudo, portanto, foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem falada em pré-escolares, utilizados em investigações científicas no Brasil, construídos em âmbito nacional ou em processo de adaptação e validação. Foram descritos sete diferentes instrumentos em 22 artigos científicos, número este baixo em comparação a outros países e, sobretudo, em comparação a publicações não científicas, que não necessariamente validam a eficiência do instrumento. Sugere-se maior investimento, tanto na construção de instrumentos quanto na adaptação e validação de instrumentos já utilizados em outras línguas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent656-662
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620151114
dc.identifier.citationRevista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 17, n. 2, p. 656-662, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/1982-021620151114
dc.identifier.fileS1516-18462015000200656.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.scieloS1516-18462015000200656
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157749
dc.language.isopor
dc.publisherABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectLanguage Testsen
dc.subjectChilden
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectChild Languageen
dc.subjectReviewen
dc.subjectTestes de Linguagempt
dc.subjectPré-Escolarpt
dc.subjectLinguagem Infantilpt
dc.subjectRevisãopt
dc.titleInstrumentos sistemáticos e formais de avaliação da linguagem de pré-escolares no brasil: uma revisão de literaturapt
dc.title.alternativeSystematic and formal instruments for language assessment of preschoolers in brazil: a literature reviewen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2331180822532901[4]
unesp.author.orcid0000-0001-9691-4672[4]

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