Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)

dc.contributor.advisorCortez, Ana Tereza Cáceres [UNESP]
dc.contributor.authorFrancelin, Lismaria Polato [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:12:24Z
dc.date.available2016-06-07T17:12:24Z
dc.date.issued2015-10-15
dc.description.abstractThis qualitative research war characterized as a case study whose data collect was given by two educational projects in which questionnaires were applied pre structured with open and closed questions beyond teacher-researcher's observation, generating data that will be analyzed under the phenomenological eye. Two groups of students of elementary and high school from a São Paulo State system's school aged between twelve and eighteen actually did participate of the research. This research investigated if the level of interest of this two groups about social environmental problems, caused by the Urban Solid Waste - USW may be related or not with the level of knowledge about this subject. The data collection occurred in the period between May and December 2012, side by side with the development of practical and theoretical educational activities in the scholar space and out of there too. In the beginning they seem not to be worried, not even interested about the social environmental problems caused by USW, however, to participate in the educational activities, they expressed concern and understood the concepts related to this waste, so then, we are able to affirm that the lack disinterest of this teenagers by the social environmental impacts caused by USW is related to the lack of comprehension and apprehension of the concepts related to this wasteen
dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa caracterizou-se como estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu por meio de dois projetos pedagógicos, em que foram aplicados questionários pré-estruturados com questões abertas e fechadas, além da observação participante da professora pesquisadora, gerando dados analisados posteriormente sob o olhar fenomenológico. Participaram efetivamente desta pesquisa dois grupos de alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio de uma escola da rede estadual de educação do Estado de São Paulo, com idade entre doze e dezoito anos. Esta pesquisa investigou se o interesse desses dois grupos de adolescentes sobre os problemas socioambientais causados pelos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU pode estar relacionado ou não ao conhecimento dos mesmos sobre o assunto em questão. A coleta de dados ocorreu no período compreendido entre maio e dezembro de 2012, durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas teóricas e práticas realizadas no espaço escolar e não escolar. A princípio os adolescentes não se mostravam interessados nem preocupados com os problemas socioambientais causados pelos RSU, entretanto, ao participarem das atividades pedagógicas, demonstraram preocupação ao compreenderem os conceitos relacionados a esses resíduos, assim, podemos afirmar que o desinteresse desses alunos adolescentes pelos impactos socioambientais causados pelos RSU, está associado à falta de compreensão e apreensão dos conceitos relacionados a esses resíduospt
dc.format.extent181 f. : il.
dc.identifier.aleph000864653
dc.identifier.capes33004137004P0
dc.identifier.citationFRANCELIN, Lismaria Polato. O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP). 2015. 181 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-05-2016/000864653.pdf
dc.identifier.lattes7409388526728209
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139392
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPolítica Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil)pt
dc.subjectGeography - Study and teachingpt
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectResíduos sólidospt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectEspaço urbanopt
dc.subjectBauru (SP)pt
dc.titleO ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)pt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7409388526728209
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramGeografia - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOrganização do Espaçopt
unesp.researchAreaAnálise ambientalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000864653.pdf
Tamanho:
3.7 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format