Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência

dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorDal Ri, Carla Signori
dc.date.accessioned2023-10-02T12:36:11Z
dc.date.available2023-10-02T12:36:11Z
dc.date.issued2015-03-23
dc.description.abstractO presente trabalho se desenvolveu a partir do propósito de identificar quaissão as ideias de um grupo de professores de ciências acerca do ensino de conteúdos de Física para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho traz considerações sobre o ensino de ciências, passando pelas proposições da documentação oficial para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, além do papel do professor no ensino de Ciências. Este trabalho foi realizado com professores de Ciências da Natureza de escolas públicas da cidade de São Carlos – SP. Com bases em uma pesquisa qualitativa, foram aplicados questionários para levantamento inicial de dados, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores selecionados a partir do questionário. Os dados foram analisados por meio das quatro bases da análise de conteúdo. Analisados os dados, foi entendido que os professores de ciências se envolvem pouco com a busca pelo ensino dos conteúdos de Física, pois sentem que não podem desenvolver uma aula exploratória, com aprofundamento nos temas por não possuírem formação acadêmica adequada para fazê-lo, bem como apontam a dificuldade dos alunos com os conhecimentos prévios necessários para trabalhar esses conteúdospt
dc.description.abstractThe present work was developed from the purpose of identifying what are the ideas of a group of science teachers about the teaching of physics content for the final years of elementary school. The work brings considerations about science teaching, going through the propositions of the official documentation for Science Teaching in Elementary School, in addition to the teacher's role in Science teaching. This work was carried out with teachers of Natural Sciences from public schools in the city of São Carlos - SP. Based on a qualitative research, questionnaires were applied for initial data collection, and semi-structured interviews were carried out with teachers selected from the questionnaire. Data were analyzed using the four bases of content analysis. After analyzing the data, it was understood that science teachers are little involved in the search for teaching physics content, as they feel that they cannot develop an exploratory class, with a deepening of the themes because they do not have adequate academic training to do so, as well as as they point out the difficulty of students with the prior knowledge necessary to work on these contentspt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/250807
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFísicapt
dc.subjectCiências - Ensinopt
dc.subjectEnsino Fundamentalpt
dc.subjectPhysicalen
dc.subjectSciences - Teachingen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleConteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciênciapt
dc.title.alternativePhysics content in science classes in the final years of elementary education: investigating the ideas of a group of science teatchersen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaFormação inicial é continuada de professores de ciências biologicas e a pedagogia histórico-critica

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dalri_cs_me_bauru.pdf
Tamanho:
870.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.05 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: