Publicação: A carne, o fogo e a voracidade: carne trêmula (Pedro Almodóvar, 1997), mise-en-scène do desejo e fontes literárias
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Data
Autores
Orientador
Betella, Gabriela Kvacek 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAS 33004048019P1
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Pedro Almodóvar envolve em seus filmes a latência dos desejos sexuais, políticos e sociais desde que vivia uma Espanha de transição, das predileções pela liberdade até a efusão de suas fantasias mais secretas. Em 1997, Almodóvar estreia seu primeiro longa composto a partir de um romance policial de 1986. Carne trêmula surge alicerçado no primeiro capítulo do romance com título homônimo, da escritora inglesa Ruth Rendell, para promover uma transtextualidade (STAM, 2008) sobre a imagética literária e corresponder às questões que englobam as referências do cineasta, sua estética e sua bricolagem metalinguística. O objetivo dessa pesquisa é estudar a incorporação dos meios literários para o audiovisual, levando em consideração a exploração dos elementos narrativos em linguagens diferentes, além dos conteúdos comportamentais envolvidos nas tramas de ambas as obras. Procuramos, assim, revelar elementos importantes do projeto estético e do projeto ideológico do cineasta, bem como pudemos ampliar o espectro das análises para situar a obra cinematográfica de Almodóvar no contexto espanhol e apontar algumas de suas referências estéticas em vários âmbitos das artes. A pesquisa é norteada pelas medidas transtextuais, na esfera comum de operações e, portanto, passível de descrição com noções familiares às análises que fogem dos processos de adaptação pura e simples. Atentamos para o valor das transgressões, especialmente no tocante ao elemento enredo e sua trama.
Resumo (inglês)
Pedro Almodovar weaves into his movies the latency of sexual, political and social desires ever since he lived in transition period Spain, from the predilections for freedom to the effusion of his most secret fantasies. In 1997, he debuts his first feature film, based on a police novel from 1986. Carne Trêmula emerges grounded on the first chapter of the book of same name, from English writer Ruth Rendell, to promote a transtextuality (STAM, 2008) over literary imagery and combine the questions that encompass the film-maker's references, aesthetic and metalinguistic tinkering. The objective of this research is to study the incorporation of literary means into the audiovisual, taking into consideration the epxloration of narrative elements in different languages, as well as behavioral content involved in the plots of both works. We then seek to reveal important elements of the aesthetic and ideological project of the film-maker, as well as amplify the spectrum of analysis to place Almodovar's work in the Spanish context and point some of his aesthetic references in various spheres of the arts. The research is guided by transtextual measures, in the common sphere of operations, and thus can be described with notions familiar to the analysis that break away from process of simple adaptation. We pay attention to the value of transgressions, especially regarding the plot element.
Descrição
Palavras-chave
Carne trêmula, Desejo sexual, Gênero policial, Literatura e cinema, Pedro Almodóvar, Literature and cinema, Live flesh, Policial genre, Sexual desire
Idioma
Português
Como citar
SOUSA, Kennya Severiano de. A carne, o fogo e a voracidade - Carne trêmula (Pedro Almodóvar, 1997), mise-en-scène do desejo e fontes literárias. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023.