Publicação: A vida é uma utopia? devir ambiente devir vírus devir kinestésico devir neblina devir ma devir pós-anímico
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Data
Autores
Orientador
Leote, Rosângela da Silva
Coorientador
Coutinho, Branca de Oliveira
Pós-graduação
Artes - IA 33004013063P4
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta tese de doutorado, proponho um aprofundamento teórico e conceitual acerca do meu processo criativo, através de um exercício da releitura de trabalhos realizados, da continuação de pesquisas artísticas em andamento, e de novas criações nas regiões fronteiriças entre a performance, a arte sonora, a música experimental, a arte-instalação, a arte participativa, a intervenção urbana e a performance para espaço público. Entendendo que a discussão conceitual em diálogo com a prática artística possibilita uma compreensão mais complexa e completa do tema - e que tais sobreposições propiciam um rico leque de percepções tácitas e conexões polissêmicas entre o sensível e o racional -, proponho um texto seccionado em três partes principais que podem ser lidas de múltiplas formas e em qualquer ordem: (1) conjunto de registros fotográficos e em vídeo das obras; (2) reflexões sobre os processos criativos e (3) uma leitura crítica a partir da elaboração do conceito de devir ambiente e suas variações, em que identifico similitudes e proximidades entre as obras e em como se dão suas operações poéticas. Elaboro, portanto, uma teia rizomática interdisciplinar que hibridiza formas diferentes de produção de conhecimento, no intento de possibilitar uma melhor compreensão dos agenciamentos poéticos e estéticos constituintes dos processos criativos.
Resumo (inglês)
In this doctoral thesis, I propose a theoretical and conceptual deepening of my creative process, through an exercise of rereading pre-existing artworks, the continuation of artistic research in progress, and the proposition of new creations in the border regions between performance, sound art, xperimental music, installation art, participatory art, urban intervention and performance for public space. Understanding that the conceptual discussion in dialogue with artistic practice enables a more complex and complete understanding of the theme - and that such overlaps provide a rich range of tacit perceptions and polysemic connections between the sensible and the rational -, I propose a text divided into three main parts which can be read in multiple ways and in any order: (1) a set of photographic and video records of the works; (2) reflections on the creative processes and (3) a critical reading from the elaboration of the concept of becoming environment and its variations, in which I identify similarities and proximities between the artworks and in
how their poetic operations take place. Therefore, I elaborate an
interdisciplinary rhizomatic web that hybridizes different forms of knowledge production, in an attempt to enable a better understanding of the poetic and aesthetic assemblages that constitute the creative processes.
Descrição
Palavras-chave
Arte - Filosofia, Devir (Filosofia), Arte - Apreciação, Criação (Literária, artística, etc.)
Idioma
Português