Publicação: A gestão autônoma da medicação na experiência formativa de especializandos: implicações sobre a prática de atenção a usuários de saúde mental na Atenção Primária à Saúde
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Data
2025-02-25
Autores
Orientador
Cyrino, Antonio de Padua Pithon 

Coorientador
Santos, Deivisson Vianna dos
Pós-graduação
Saúde Coletiva - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Na última década, se elabora de forma adaptada aos serviços de saúde mental brasileiros o Guia de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), utilizado como balizador dos encontros dos grupos GAM, vindo enquanto oferta possível de ampliação do repertório das equipes de saúde mental, sendo organizada em seis diferentes passos. A proposta é que o usuário se veja convidado a refletir sobre de que forma a medicação psicotrópica prescrita compõe cada parte do seu dia-a-dia, o material também disponibiliza os direitos que o usuário possui enquanto ator do Sistema Único de Saúde, discute os efeitos orgânicos trazidos pela intervenção medicamentosa e identifica toda sua rede de apoio, tendo em vista a autonomia e corresponsabilização do usuário em seu cuidado em saúde mental. Os grupos GAM são uma estratégia que está alinhada ao que vem sendo preconizado pelo Movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira e suas conquistas históricas, as quais são vivenciadas como grandes desafios pela Rede de Atenção Psicossocial, na contemporaneidade. O objetivo deste projeto é analisar a experiência de formação de especializandos do programa Curso de Especialização Multiprofissional em Rede de Atenção no Sistema Único de Saúde, em prática de atenção a usuários de saúde mental orientados pela Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Este estudo foi desenvolvido por meio de abordagem etnográfica, mediante observação participante, registro em diário de campo e produção de narrativas pelos alunos de especialização, interlocutores desse estudo. O campo foi realizado mediante a organização do Grupo GAM com a equipe de saúde mental do CSE contando com a participação dos especializandos em diferentes momentos da sistematização e desenvolvimento do grupo, com avaliações realizadas ao final dos encontros, através das reuniões de equipe. O grupo contou com a participação de sete usuários, cinco especializandos e com Tiago, o qual foi colaborador da experiência construída. Foram realizados o total de vinte encontros durante o grupo, concluindo todas as atividades propostas pelo GAM. Com base no material produzido, foi feita uma análise em eixos de seu conteúdo, divididos em três campos temáticos: o grupo GAM enquanto ferramenta do processo formativo; o papel do supervisor; aprendendo a trabalhar em equipe. Finalmente, esse estudo sugere a produção e aprofundamento de outras pesquisas no campo, com a finalidade de identificar as potências à formação de profissionais de saúde que participem de experiências grupais, construídas coletivamente. Sistema Único de Saúde (SUS).
Resumo (inglês)
In the last decade, the Medication Autonomous Management Guide (GAM) has been adapted to Brazilian mental health services, used as a guideline for GAM group meetings, offering a possible way to expand the repertoire of mental health teams, organized into six different steps. The proposal is for the user to be invited to reflect on how the prescribed psychotropic medication fits into each part of their daily life. The material also provides information on the rights the user has as a participant in the Unified Health System, discusses the organic effects brought about by the pharmacological intervention, and identifies their entire support network, with a view to the user's autonomy and co-responsibility in their mental health care. The GAM groups are a strategy that aligns with what has been advocated by the Brazilian Psychiatric Reform Movement and its historical achievements, which are
experienced as significant challenges by the Psychosocial Care Network in contemporary times. The objective of this project is to analyze the training experience of specialists in the Multiprofessional Specialization Course in Network Care in the Unified Health System, in the practice of care for mental health users guided by Autonomous Medication Management (GAM). This study was developed through an ethnographic approach, using participant observation, field diary entries, and narrative production by the specialization students, interlocutors of this study. The fieldwork was conducted through the organization of the GAM Group with the mental health team of the CSE, involving the participation of the specialization students at different stages of the group's systematization and development, with evaluations carried out at the end of the meetings through team meetings. The group included the participation of seven users, five trainees, and Tiago, who was a contributor to the experience built. A total of twenty meetings were held during the group, completing all the activities proposed by GAM.Based on the material
produced, an analysis was conducted focusing on its content, divided into three thematic areas: the GAM group as a tool for the training process; the role of the 9 supervisor; learning to work in a team. Finally, this study suggests the production and deepening of other research in the field, with the aim of identifying the potential for the training of health professionals who participate in group experiences, built collectively. Thus, with a perspective on the qualification of the workers who are part of the Unified Health System (SUS).
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
PESSE, Matheus Bonassa. A gestão autônoma da medicação na experiência formativa de especializandos: implicações sobre a prática de atenção a usuários de saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Orientador: Cyrino, Antonio de Padua Pithon. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu. 2025.