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Publicação:
Sistema de gerenciamento de processos na área de saúde: Auto check-in para procedimentos

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Orientador

Botura Junior, Galdenoro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Sorocaba - ICTS - Engenharia de Controle e Automação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Agilidade, redução do contato físico e utilização otimizada de recursos não são pontos de melhoria exclusivos da área da saúde, contudo, a pandemia de COVID-19 evidenciou o quão cruciais podem ser tais características em um contexto hospitalar. Mesmo após uma crise sanitária global, a partir de entrevistas com profissionais atuando nas redes pública e privada da região metropolitana de Sorocaba, constatou-se que ainda há problemas de comunicação entre os funcionários e integração de recursos nos hospitais locais, ocasionalmente gerando atrasos, cancelamentos de procedimentos e insatisfação por parte dos pacientes. Diante disso, o presente trabalho propõe elaborar um Produto Viável Mínimo (MVP) de uma aplicação digital de auto check-in de pacientes e automação de encaminhamento de procedimentos médicos. Para o desenvolvimento de tal trabalho, utilizou-se o Figma para a definição do layout das páginas do sistema, o software dbdiagram.io para modelagem do banco de dados e as linguagens JavaScript e TypeScript, intermediadas pelas ferramentas ReactJs e NodeJs, respectivamente, para a construção do Front-end e back-end do sistema. Foi possível desenvolver a aplicação e disponibilizar na internet para que pudesse ser acessada por um link. A aplicação foi testada por diversas pessoas, incluindo algumas que trabalham na área da saúde, as quais disponibilizaram suas considerações a partir do preenchimento de um formulário. As respostas obtidas foram promissoras quanto à implementação do sistema, destacando as funcionalidades oferecidas, usabilidade e inovação. Porém foram ressaltados alguns pontos de melhorias e um problema isolado na automação do encaminhamento que precisariam ser resolvidos antes de disponibilizá-lo comercialmente. Com base nisso foi possível concluir que o sistema criado possui um potencial benefício a ser explorado para a área de saúde, a partir da adequação às sugestões de melhorias coletadas, e que demonstrou ser bem-sucedido na integração e gerenciamento de processos para a área de saúde, com enfoque no auto check-in para procedimentos médicos.

Resumo (inglês)

Agility, reduced physical contact and optimized resource utilization are not exclusive areas for improvement in healthcare; however, the COVID-19 pandemic has demonstrated how crucial such characteristics can be in medical area. Even after a global health crisis, interviews with professionals working in the public and private facilities of the Sorocaba metropolitan region revealed ongoing communication issues among staff and resource integration in local hospitals, occasionally leading to delays, procedure cancellations, and patient dissatisfaction. Therefore, this project proposes to develop a Minimum Viable Product (MVP) for a digital patient self check-in and medical procedure automation application. For the development of this project, Figma was used to define the system's page layout, dbdiagram.io for database modeling, and JavaScript and TypeScript languages, facilitated by ReactJs and NodeJs tools, respectively, for building the system's Front-end and back-end. The application was developed and made available on the internet accessible via a link. It was tested by several individuals, including healthcare professionals, who provided feedback through a form. The responses were promising regarding system implementation, highlighting the functionalities, usability, and innovation. However, some areas for improvement were noted, including an isolated issue with the automation of procedures that would need resolution before commercial release. Based on this, it was concluded that the developed system holds potential benefits to be explored in healthcare, through adaptation to collected improvement suggestions, demonstrating success in integrating and managing processes within the healthcare field, with a focus on self-check-in for medical procedures.

Descrição

Palavras-chave

Auto check-in, Automação de processos, Sistema de gerenciamento, Área da saúde, Self-check-in, Process automation, MVP, Management system, Health sector

Idioma

Português

Como citar

BRIGANTI, Giovanni Dotta. Sistema de gerenciamento de processos na área de saúde: Auto check-in para procedimentos. Orientador: Galdenoro Botura Junior. 2024. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, 2024.

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