Logotipo do repositório
 

Publicação:
A relação entre ciência e literatura na pesquisa em Educação em Ciências: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Massi, Luciana
Maciera, Aislan Camargo

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação objetiva compreender, com base na pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos, de que modo os estudos da área de Educação em Ciências justificam a inserção da literatura nas aulas de ciências da natureza. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico em 13 periódicos nacionais e cinco periódicos estrangeiros da área. Após uma etapa de seleção, analisamos um total de 38 artigos. Além de oferecer um panorama sobre como os autores entendem a relação entre a ciência e a literatura, identificamos três dimensões pelas quais eles a abordam: escolar, estética e epistemológica. Essa organização permitiu que levantássemos problemáticas que esses estudos trazem acerca da relação entre ciência e literatura. A identificação das problemáticas é nosso trabalho interpretativo, e elas dizem respeito ao entendimento dos autores sobre a ciência, a literatura e as funções de ambas na Educação em Ciências. Nem sempre a problemática se refere a uma falha que os trabalhos apresentam, mas às questões que, no nosso entendimento, precisam ser discutidas com o aprofundamento que o materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica permitem fazer. Nossa discussão se centra nas problemáticas da dimensão escolar porque estas estão mais diretamente relacionadas à questão da literatura na sala de aula. Essas problemáticas são: a literatura como recurso didático para motivar os estudantes; o cotidiano como principal referência para o desenvolvimento da Educação em Ciências; o conhecimento científico reduzido à dimensão abstrata; a perda de especificidade do texto literário, quando este é considerado alternativa ao texto didático; a negação da objetividade da ciência quando esta é reduzida a uma narrativa. Também fazemos apontamentos breves sobre as problemáticas da dimensão estética e da dimensão epistemológica, apesar de não as analisar profundamente. Essas problemáticas são: abordagem exclusivamente psicológica e fenomenológica da estética; aproximação entre arte e ciência que é realizada de modo unilateral ou parcial; defesa da interdisciplinaridade dos currículos. Nossas análises estão baseadas em estudiosos marxistas como A. N. Leontiev, G. Lukács, A. Heller, P. V. Kopnin, K. Kosik, L. S. Vigotski, Dermeval Saviani, Newton Duarte e Lígia Márcia Martins. De acordo com os estudos de nosso levantamento bibliográfico, a literatura na sala de aula de ciências seria um meio de despertar a motivação dos indivíduos ou ainda de tornar o conteúdo científico mais simples. Discordamos dessas afirmações e asseveramos que é preciso desenvolver condições nas quais os conteúdos científicos sejam apropriados pelos estudantes em toda sua complexidade ao invés de buscar pela sua simplificação. Esclarecemos que no interior da relação entre ciência e literatura encontram-se forças que, simultaneamente, as opõem e aproximam-nas. Avançamos ao demonstrar que inserir textos literários nas aulas de ciências não garante inovação, motivação e aprendizado. O processo educativo pode envolver os mais variados meios para garantir a transmissão dos conteúdos escolares, entre eles a literatura, desde que estes estejam subordinados aos objetivos da educação.

Resumo (inglês)

The present dissertation aims to understand, based on historical-critical pedagogy and its foundations, how studies in Science Education justify the presence of literature in science classes. Therefore, we carried out a bibliographic survey in 13 national and 5 foreign periodicals in the area. We analyzed a total of 38 published articles. In addition to offering an overview of how studies understand the relationship between science and literature, we identified three dimensions by which they approach this relationship: school, aesthetic and epistemological. This association raises issues that these studies bring about science and literature. The identification of such issues is our interpretive work, and they concern the understanding of science studies, literature and the roles of both in science education. The issue does not always refer to a failure that the works present, but to the questions that, in our judges, must be discussed in depth that the historical-dialectical materialism and a historical-critical pedagogy allow us to do. Thus, our study takes place in the sense of analyzing these issues in the light of historical-critical pedagogy and its foundations. Our discussion focuses on the issues of the school dimension, because these are more directly related to the problem of literature in classroom. These issues are: literature as a didactic resource to motivate students; everyday life as a single reference for the development of science education; scientific knowledge reduced only to the abstract dimension; a loss of specificity of the literary text when it is considered an alternative to the didactic text; the denial of the objectivity of science when it is reduced to a narrative. Although we did not analyze them, we also make brief notes on the issues of the aesthetic and the epistemological dimension. These issues are: an exclusively psychological and phenomenological approach to aesthetics; approximation between art and science that is carried out unilaterally or partially; defense of the interdisciplinarity of curriculum. Our analyzes are based on marxist scholars such as A.N. Leontiev, G. Lukács, A. Heller, P. V. Kopnin, K. Kosik, L. S. Vygotski, Dermeval Saviani, Newton Duarte and Lígia Márcia Martins. According to the studies, literature in the science classroom would be a means of awakening motivation or even a means of making scientific content simpler. We disagree with such statements and assert that it is necessary to develop the conditions in which scientific content is obtained by students in all their complexity and not to seek simplification. We clarify that within the relationship between science and specialized literature there are molds that oppose and bring them together simultaneously. We went on to demonstrate that the fact of bringing literary texts to science classes does not guarantee innovation, motivation and learning. The educational process can involve the most varied means to guarantee the transmission of school contents as long as these are designed subordinate to the objectives of education.

Descrição

Palavras-chave

Ciência, Literatura, Pedagogia histórico-crítica, Estética, Interdisciplinar, Science, Literature, Historical-critical pedagogy, Aesthetics, Interdisciplinary

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação