Repository logo
 

Publication:
O uso de modelos didáticos para o ensino de histologia: uma abordagem crítica

Loading...
Thumbnail Image

Advisor

Legendre, Alexandre de Oliveira

Coadvisor

Graduate program

Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Master's thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

Existe, atualmente, uma diversa gama de práticas pedagógicas disponíveis para o ensino de ciências, assim como existe uma grande quantidade de investigações acadêmicas acerca de tais práticas e das possibilidades para um ensino de Ciências inovador e efetivo. Contudo, de modo geral, ambos estes estudos e práticas são orientados hegemonicamente por uma perspectiva construtivista, havendo pouca articulação entre as tendências pedagógicas críticas e os componentes curriculares específicos como as Ciências Naturais. Da mesma forma, alguns conteúdos são privilegiados e recorrentes em tais produções, sendo escassa a produção acadêmica de práticas e pesquisas sobre o ensino de determinados conteúdos: como a histologia. Frente a essas lacunas, buscamos realizar um estudo acerca do uso de modelos didáticos no ensino de histologia a partir do referencial da Teoria da Atividade, identificando as potencialidades e limitações do uso de tais modelos a partir de sua aplicação por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados foram utilizados para a elaboração de um material instrucional que faça a síntese desse conhecimento produzido e que oriente os professores na produção e aplicação de seus próprios modelos didáticos tridimensionais de baixo custo em Papercraft.

Abstract (english)

There is currently a diverse range of pedagogical practices available for teaching science, as well as a large amount of academic investigations about such practices and the possibilities for innovative and effective science teaching. However, in general, both these studies and practices are hegemonically guided by a constructivist perspective, with little articulation between critical pedagogical trends and specific curricular components such as Natural Sciences. Likewise, some contents are privileged and recurrent in such productions, with academic production of practices and research on the teaching of certain content being scarce: such as histology. In view of these gaps, we sought to carry out a study on the use of didactic models in the teaching of histology based on the Activity Theory framework, identifying the potentialities and limitations of the use of such models, based on their application through Situations that Trigger Learning in Science classes in Elementary School. The results were used to prepare a booklet that summarizes this knowledge produced and guides teachers in the production and application of their own low cost teaching models in Papercraft.

Description

Keywords

Modelos didáticos, Ensino de Ciências, Vygotsky, Teoria da Atividade, Papercraft, Didactic Models, Science teaching, Vygotsky, Activity Theory, Papercraft

Language

Portuguese

Citation

REVERSI, Luiz Felipe Campos. O uso de modelos didáticos para o ensino de histologia: uma abordagem crítica. Orientador: Alexandre de Oliveira Legendre. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253451. Acesso em: 27 de fev. 2024.

Related itens

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs